Orgulho gaúcho em Gravataí | Resgate histórico e valorização às tradições

Orgulho gaúcho em Gravataí | Resgate histórico e valorização às tradições
Continua Depois da Publicidade

 

O resgate e preservação da história, bem como a valorização à cultura do Rio Grande do Sul são os principais propósitos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), responsável pela realização de vários eventos e projetos com o intuito de oportunizar à população conhecimento acerca do folclore regional. Entre os idealizadores das recentes iniciativas lançadas pela entidade está Jeandro Garcia, tradicionalista de Gravataí e membro do CTG Aldeia dos Anjos. Ele é o diretor do Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural do MTG.

Continua Depois da Publicidade

“Vultos Rio-grandenses: Revelando o imaginário social” é um dos mais novos projetos propostos por Jeandro e desenvolvidos pela instituição. O trabalho, que está tendo excelente receptividade e repercussão pelo estado, consiste na utilização da inteligência artificial para recriar retratos de algumas das principais figuras da Revolução Farroupilha. A ideia foi inspirada em uma ação semelhante realizada no Uruguai com a imagem do general José Gervasio Artigas.

O tradicionalista de Gravataí explica que, inicialmente, foram retratados sete personagens: general Bento Gonçalves da Silva e sua esposa, Caetana; comandante da Marinha da República Rio-grandense, Giuseppe Garibaldi, e Anita Garibaldi; corneteiro Antônio Ribeiro; e os generais Antônio de Souza Neto e David Canabarro. As imagens apresentam essas pessoas como elas seriam no tempo da revolução e foram produzidas com base em registros presentes em museus do RS. A produção é do designer gráfico Milton Frank.

Continua Depois da Publicidade
Reprodução/MTG
Reprodução/MTG
Reprodução/MTG
Reprodução/MTG

Os retratos foram doados ao Parque Histórico de Bento Gonçalves, que fez a solenidade de abertura da exposição em agosto. Segundo Jeandro, as imagens causaram impacto em muitas pessoas, que imaginavam os personagens de forma distinta, o que em parte está associado ao imaginário criado por causa de produções para a televisão e cinema. A iniciativa foi bem-sucedida e logo após o lançamento surgiram interessados em patrocinar a produção das peças para o Museu Farroupilha de Piratini.

O projeto teve continuidade com a produção de mais um retrato, o patrono do MTG, João Cezimbra Jacques. As imagens são disponibilizadas por e-mail, uma oportunidade para que o tema seja abordado em diversos locais, como escolas e instituições culturais. Para fazer a solicitação, os interessados devem contatar [email protected]. “O nosso objetivo com o projeto é que, ao humanizar os personagens, as pessoas se interessem mais pelas tradições”, frisa o diretor de Pesquisa e Difusão Cultural.

Continua Depois da Publicidade
Reprodução/MTG

Outros projetos

Na direção de Pesquisa e Difusão Cultural do MTG, Jeandro também viabiliza a realização de outros projetos, que oportunizam o resgate, valorização e preservação das tradições gaúchas em todo o estado. Uma das ações completa este mês um ano e se chama “O que tem no CTG?”.

Continua Depois da Publicidade

Nesta iniciativa, são gravados vídeos para que o público que não conhece, de fato, o dia a dia de uma entidade tradicionalista, esclareça dúvidas e saiba como participar ou prestigiar atividades, mesmo sem integrar um grupo ou departamento, por exemplo. Os temas abordados são definidos conforme questionamentos que chegam ao conhecimento dos integrantes do MTG. Na página do MTG no Facebook, é possível acompanhar os conteúdos.

Outro projeto no qual o integrante do Aldeia dos Anjos está envolvido é a criação da Sala do Gaúcho do Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Jeandro revela que desde janeiro do ano passado estão sendo reunidas peças para montagem de um cenário que exaltará a cultura gaúcha. A ação tem contado com a colaboração de tradicionalistas de todo o estado, que fazem doações para o espaço. A previsão é de que a Sala do Gaúcho seja inaugurada em 2024.

Continua Depois da Publicidade
Família tradicionalista: Jeandro com a esposa, Ewilin, e a filha, Manuela, a prenda Bonequinha do Aldeia dos Anjos. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Confira as demais reportagens da série especial “Orgulho gaúcho em Gravataí”:

  1. A força do tradicionalismo na cidade
  2. Celeiro de artistas que amam a música nativista
  3. Amor e união de famílias na dança
  4. A emoção que inspira causos, poesias e declamações
  5. Tradição na área esportiva
  6. Destaques nas gineteadas e provas de laço
  7. A educação aliada ao cultivo da tradição e história do RS
  8. Paixão pela cultura inspira negócios
  9. Recordações de quem vive o tradicionalismo

Foto de capa: Giro de Gravataí/Especial

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Artistas da música gaúcha falam ao vivo em homenagem a Porca Véia; assista

Artistas da música gaúcha falam ao vivo em homenagem…

Em poucos minutos, após a confirmação da morte de Elio da Rosa Xavier, o Porca Véia, centenas de vozes da música…