Orgulho gaúcho em Gravataí | A força do tradicionalismo na cidade

Orgulho gaúcho em Gravataí | A força do tradicionalismo na cidade
Continua Depois da Publicidade

 

A atuação de dezenas de centros e departamentos de tradições gaúchas, a realização do Rodeio Internacional do Mercosul e a grande quantidade de destaques em festivais evidenciam que Gravataí é um município que mantém forte vínculo com o tradicionalismo. Há em muitos gravataienses o que costumamos descrever como “orgulho gaúcho”.

Continua Depois da Publicidade

Mostrar um pouco da ligação da cidade com a história e a cultura gaúcha é a proposta do Giro de Gravataí com a série de reportagens que lançamos nesta segunda-feira (11/9). Até o Dia do Gaúcho, 20 de setembro, feriado no qual é lembrada a Revolução Farroupilha, publicaremos diariamente conteúdos relacionados a entidades e tradicionalistas locais.

Nesta primeira publicação, trazemos uma breve apresentação das 10 instituições que estão ativas no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), conforme relação fornecida pela Subcoordenadoria do Vale do Gravataí. Cabe ressaltar que há outros CTGs e DTGs em processo de regularização de pendências, mas que contribuem para a valorização das tradições na cidade. Segundo lista divulgada pelo MTG, há outras nove entidades tradicionalistas no município.

Continua Depois da Publicidade

Entidades ativas

Aldeia dos Anjos – 67 anos

Continua Depois da Publicidade

O mais antigo CTG da cidade, o Aldeia dos Anjos, detém 11 títulos no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), com o Grupo de Danças Adulto. Isso o coloca como o maior campeão de todas as edições do evento, que este ano acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, em Santa Cruz do Sul. A instituição é a promotora do Rodeio Internacional do Mercosul.

A entidade possui todos os departamentos estabelecidos na organização de um centro de tradições gaúchas, e se destaca também com as outras três invernadas artísticas (Mirim, Juvenil e Veterana), além de desenvolver diversos projetos, como a escolinha que oportuniza aos novatos aprenderem sobre aspectos culturais e históricos.

Continua Depois da Publicidade

Fundado em janeiro de 1956, o Aldeia tem à frente da patronagem, atualmente, Joelso Silva. A instituição fica na Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553. Redes sociais: @aldeiadosanjos no Instagram e CTG Aldeia dos Anjos no Facebook.

Aldeia é o CTG mais antigo da cidade. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Carreteiros da Saudade – 50 anos

Continua Depois da Publicidade

A ideia de um grupo de amigos de fundar um CTG nasceu em 1964, porém foi apenas em 7 de outubro de 1972 que o Carreteiros da Saudade foi oficialmente instituído. A entidade aponta que tem a responsabilidade de carregar, no seu nome, uma das mais importantes expressões da cultura gaúcha: a marca dos Carreteiros. A instituição mantém ativos todos os departamentos (Artístico, Cultural, Campeiro, Esportivo e Social), nos quais acumula diversos troféus, além do reconhecimento público de órgãos governamentais e privados, destaques no Movimento Tradicionalista Gaúcho.

O atual patrão é Rodrigo dos Santos Ricardo. O Carreteiros da Saudade fica na Rua Borges de Medeiros, 663, no bairro Bonsucesso. Redes sociais: CTG Carreteiros da Saudade no Facebook e @ctgcarreteiros no Instagram.

Laço da Amizade – 47 anos

Continua Depois da Publicidade

O CTG sediado no Parque dos Anjos, Laço da Amizade, foi fundado em 17 de abril de 1976 por Gladis Corrêa e o ex-prefeito de Gravataí Ely Corrêa. Com o lema “pelos laços da amizade, cultuamos à tradição”, a entidade tem como meta a implementação de invernadas artísticas, iniciando os trabalhos pela Escolinha Mirim. A instituição promove um curso de fandango com formatura prevista para a véspera do Dia do Gaúcho, além de vários eventos ao longo do ano. A patronagem é comandada por Vitor Hugo Corrêa.  O endereço é Rua Aracaju, 119. Redes sociais: Laço CTG no Facebook e @ctglacodaaamizade no Instagram.

Gaudérios do Pago – 41 anos

Fundado em 1982, o DTG Gaudérios do Pago é filiado à Associação de Moradores e Amigos do Parque Garibaldino. O atual presidente é Valmir Facin. Os integrantes estão mobilizados para a reconstrução da sede, que foi atingida pelo temporal de agosto de 2022, que causou muitos estragos na região. Devido à situação, no momento não há invernadas artísticas na instituição. Atividades esportivas, contudo, foram mantidas, como os campeonatos de bocha, por exemplo. Os encontros do DTG ocorrem na Avenida Los Angeles, 627. Rede social: DTG Gaudérios do Pago no Facebook.

Chaleira Preta – 39 anos

Fundado em 29 de abril de 1984, o CTG Chaleira Preta teve como primeiro patrão Jorge Castiglione Coelho. Hoje, o cargo é ocupado por Joelci Guimarães. A instituição, que fica na Morada do Vale I, conta com quatro departamentos: Campeiro, Esportes, Cultural e Artístico. A entidade tradicionalista possui seis grupos de danças: Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulto, Veterano e Xirú.

Palco de importantes eventos tradicionalistas do município ao longo de sua trajetória, o Chaleira Preta tem como meta manter todos os departamentos e grupos ativos, além do vínculo com a comunidade. Uma das novidades do CTG é a organização de uma biblioteca, cuja previsão de inauguração é este mês O espaço terá um acervo de aproximadamente 300 livros sobre diversos temas relacionados ao Rio Grande do Sul. Este ano, o Chaleira Preta também está envolvido com a organização das atividades campeiras da Feira Agrorrural e Turística de Gravataí (Fearg), que ocorrerá em outubro.

O Chaleira Preta está situado na Rua Armando Divan, 357. Rede social: @ctg_chaleira_preta no Instagram.

Tropeiro dos Pampas – 35 anos

Na Morada do Vale II está situado o CTG Tropeiro dos Pampas, fundado em 17 de outubro de 1987. A instituição se destaca em atividades campeiras e jogos tradicionalistas. Atualmente, o patrão é Juliano Rocha dos Santos. A entidade fica na Rua Lopes Trovão, 72. Rede social: CTG Tropeiro dos Pampas no Facebook.

Rincão da Amizade – 31 anos

Com o lema “aqui se cultua as tradições do Rio Grande”, o CTG Rincão da Amizade está em atividades desde 15 de janeiro de 1992. O primeiro patrão foi José dos Santos Pedro e hoje esse cargo está sob responsabilidade de Antônio Barbosa de Lima. A entidade mantém três invernadas artísticas (Mirim, Juvenil e Adulta), além de curso de fandango, escolinha de truco e bocha. O CTG também trabalha a sua parte cultural e promove as Tertúlias do Rincão do Verso Xucro, no último sábado de cada mês.

O centro de tradições gaúchas está sediado na Avenida Teotônio Vilella, 1150. Redes sociais: CTG Rincão da Amizade no Facebook e @ctgrincaodaamizade no Instagram.

Rancho da Amizade – 30 anos

O CTG que sediou a abertura da Semana Farroupilha 2023 em Gravataí é o Rancho da Amizade, popularmente chamado de Ranchinho. A entidade, fundada em 1992, vai completar 31 anos em 18 de outubro. O primeiro patrão foi Antônio Carlos Freitas Ribeiro. Hoje, a patronagem é liderada por Fabiano Ávila. Os departamentos Campeiro e Cultural da instituição estão ativos, assim como são desenvolvidas diversas ações junto à comunidade. Nesse sentido, o CTG realiza trabalhos no pomar e horta comunitária, além de contar com cancha de vaca mecânica.

O Ranchinho está situado na Rua Aladim Pinto, 345. Redes sociais: @ctg.rancho.amizade no Instagram e CTG Rancho A Ranchinho no Facebook.

Laço de Embira – 27 anos

Em 18 de janeiro de 1996 foi fundado o CTG Laço de Embira, que está localizado no bairro Cohab C. Atualmente, a entidade tradicionalista não possui invernadas artísticas, porém um curso foi oferecido à comunidade com o intuito de que futuramente sejam formados grupos. A instituição realiza, todavia, vários eventos. A frente da patronagem está Guilherme Castanho. O Laço de Embira fica na Rua Guido Mondim, 103. Rede social: Guilherme Castanho no Facebook.

Amanhecer no Rincão – 15 anos

Fundado em 20 de agosto de 2008, no bairro Auxiliadora, o CTG Amanhecer no Rincão dispõe atualmente de invernadas artísticas nas categorias Mirim e Veterana. O atual patrão é Gilson Panachuk e o lema da entidade é “Amanhecer no Rincão, na roda de chimarrão, cultivando a tradição”. A instituição também é bastante engajada em atividades em prol da comunidade e está localizada na Rua Arthur Gonçalves dos Santos, 700. Redes sociais: CTG Amanhecer no Rincão no Facebook e @ctgamanhecernorincao no Instagram.

Foto de capa: Giro de Gravataí/Especial

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Orgulho gaúcho em Gravataí | Paixão pela cultura inspira negócios

Orgulho gaúcho em Gravataí | Paixão pela cultura inspira…

  A identificação de muitos gravataienses com o tradicionalismo também é notável no segmento empresarial e de negócios. A cidade conta…
Carreteiro por tradição, Jairo Bitello é o patrono dos Festejos Farroupilhas de Gravataí

Carreteiro por tradição, Jairo Bitello é o patrono dos…

  Eleito pelos patrões dos CTGs de Gravataí, Jairo Bitello é o grande homenageado dos Festejos Farroupilhas 2023 do município. Ele…
Confira os destaques de Gravataí e Cachoeirinha nas modalidades individuais do Enart

Confira os destaques de Gravataí e Cachoeirinha nas modalidades…

Os CTGs de Gravataí e Cachoeirinha que estiveram na final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2022 têm motivos…