Orgulho gaúcho em Gravataí | Paixão pela cultura inspira negócios

Orgulho gaúcho em Gravataí | Paixão pela cultura inspira negócios
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Orgulho gaúcho em Gravataí | Paixão pela cultura inspira negócios, ID: 72834

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade

 

A identificação de muitos gravataienses com o tradicionalismo também é notável no segmento empresarial e de negócios. A cidade conta com vários profissionais e estabelecimentos especializados em áreas relacionadas à arte e cultura gaúcha, artigos campeiros e culinária típica, por exemplo.

Continua Depois da Publicidade

Quando se pensa em símbolos do Rio Grande do Sul, um dos mais lembrados é o chimarrão. Entre as lojas de Gravataí que apostaram neste mercado está a Mateando, especializada em cuias e artigos para chimarrão. Fundada em abril de 2020 pelas sócias Aline Liz e Bruna Bizotto, a empresa ganhou destaque, inclusive fora do Brasil, ao trazer inovações a um mercado bastante conservador.

Aline Liz e Bruna Bizotto são sócias na Mateando. Foto: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

Situada no Parque dos Anjos, a Mateando trabalha com diversificado mix de produtos, investindo em personalização e itens exclusivos. Na loja, os clientes encontram diversos modelos de cuias, bombas, mateiras, suportes, ervas-mate artesanais, especiarias para chimarrão, entre outros produtos correlatos.

Continua Depois da Publicidade

Alguns estabelecimentos estão há anos no mercado e são conhecidos por grande parte da população, caso do Canto do Guasca, que tem “tudo para a prenda, o peão e o cavalo”, e da Artesanato Morungava, tradicional na fabricação de móveis rústicos e peças decorativas, entre outras empresas.

Contudo, a ligação de Gravataí com as tradições gaúchas está sempre inspirando novos negócios. Foi isso que aconteceu com Carol Quintanilha, de 40 anos, e Bianca Roldão, de 28 anos, sócias na Maragatas Fotografias, oficialmente instituída em junho, embora as profissionais já se dedicassem ao ofício há bastante tempo. As empresárias têm feito a cobertura fotográfica de vários eventos tradicionalistas, especialmente do Aldeia dos Anjos, CTG com o qual já possuíam vínculo.

Continua Depois da Publicidade
Bianca Roldão e Carol Quintanilha fundaram recentemente a Maragatas Fotografias. Foto: Luize Quintanilha

“A Carol participou da Invernada Veterana e é mãe de dançarinos. E eu fiz parte da Invernada Adulta do Aldeia. Estamos sempre participando de eventos para o nosso lazer dentro do meio tradicionalista”, explica Bianca. Um dos trabalhos recentes das fotógrafas foi registrar a participação dos aldeianos no Festmirim 2023, no qual o grupo foi campeão, mas elas se organizam para a produção de fotos em outros festivais e rodeios. “Percebemos que há um crescimento nesse ramo e a procura para cobertura de eventos está sendo grande”, acrescenta.

Sobre o olhar do fotógrafo nos ensaios e eventos no galpão, Bianca destaca que capturar detalhes das apresentações e a alegria dos dançarinos é o foco da Maragatas.

Continua Depois da Publicidade
Fotógrafas registram todos os eventos do Aldeia. Esta é a Invernada Mirim, atual campeã estadual do festival da categoria. Foto: Maragatas Fotografias
Capturar a alegria dos dançarinos é algo especial para as fotógrafas. Foto: Maragatas Fotografias

Foto de capa: Elisama Telles/Giro de Gravataí/Especial

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Orgulho gaúcho em Gravataí | A força do tradicionalismo na cidade

Orgulho gaúcho em Gravataí | A força do tradicionalismo…

  A atuação de dezenas de centros e departamentos de tradições gaúchas, a realização do Rodeio Internacional do Mercosul e a…
Personalização, requinte e tradição levam a Mateando de Gravataí para o mundo

Personalização, requinte e tradição levam a Mateando de Gravataí…

É de Gravataí uma marca que tem feito muito sucesso por todo o Brasil e, recentemente, no exterior: a Mateando. Prestes…