Orgulho gaúcho em Gravataí | Celeiro de artistas que amam a música nativista

Orgulho gaúcho em Gravataí | Celeiro de artistas que amam a música nativista
Continua Depois da Publicidade

 

Quando se pensa em tradicionalismo e cultura do Rio Grande do Sul, uma das primeiras coisas que vem à mente é a música. O forte impacto cultural expressado através de hinos e canções nativistas são logo lembrados por qualquer pessoa. Em Gravataí, a cidade tem se tornado celeiro de nomes expressivos da música tradicionalista. Exemplo disso, são os artistas Pedro Nascimento e Kathellyn Beatriz Garcia (Bia Garcia), que têm levado a música daqui para outros cantos do estado e conquistado cada vez mais visibilidade na internet, assim como os cantores Bibiana Alves e Marcelo Oliveira, que acabaram adotando o município como lar.

Continua Depois da Publicidade

Famoso por suas canções nativistas, Marcelo Oliveira conta que decidiu vir morar em Gravataí no início de sua carreira, há cerca de 25 anos. “É que na época eu comecei a namorar uma menina do CTG Aldeia dos Anjos. Ela acabou se tornando minha esposa e mãe dos meus filhos. Hoje, sinto orgulho de poder levar o nome da cidade em centenas de festivais espalhados pelo Sul do nosso país”, afirma.

Marcelo Oliveira tem 25 anos de carreira. Foto: Augusto Camargo

Conhecido como “canário” por muitos, e um dos maiores expoentes da música nativista, Marcelo já conquistou inúmeros troféus, seja como intérprete ou compositor. Atualmente, ele está rodando cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com seu novo show, intitulado “Festa Grande no Meu Pago”. Além disso, no próximo ano pretende lançar um álbum comemorativo às duas décadas e meia de carreira.

Continua Depois da Publicidade
A jovem Bibiana Alves é do Paraná, mas sempre se identificou com a música gaúcha. Foto: João Carlos

Outra artista que veio para Gravataí em busca do seu sonho foi a cantora paranaense Bibiana Alves. Apadrinhada pelo cantor e compositor Elton Saldanha, a jovem de 18 anos já se apresentou em diversos eventos, gravou músicas, clipes e lançou seu primeiro álbum, “Sou Bibiana”. Um dos músicos que acompanha a intérprete em apresentações é o gaiteiro gravataiense Pedro Nascimento, que também tem se destacado na música gaúcha ao lado de nomes como Os Serranos, Os Monarcas, Marco Lima, Cristiano Quevedo, entre outros. O jovem, que já recebeu diversas premiações, como o primeiro lugar no Enart 2022 nas categorias Gaita Ponto e Acordeon Cromático, está desenvolvendo um projeto com músicas instrumentais próprias e de outros artistas, mas sem data de lançamento prevista.

O gaiteiro Pedro Nascimento tem percorrido o estado para apresentações ao lado de grandes nomes da música nativista. Foto: Divulgação

Outra gravataiense que ama as tradições é a influenciadora digital Bia Garcia, de 19 anos. Criada dentro do CTG Aldeia dos Anjos, a jovem sempre se viu envolvida na cultura e na arte do Sul, o que a fez manter, até os dias de hoje, a paixão pela música. Em abril deste ano, inclusive, a artista foi uma das atrações do Rodeio do Mercosul.

Continua Depois da Publicidade
Cantora Bia Garcia cresceu no Aldeia dos Anjos, CTG no qual também participa de projetos junto à comunidade. Foto: Divulgação

Além destes, outros talentosos artistas do meio tradicionalista residem em Gravataí. Apesar de carregarem histórias e trajetórias diferentes, todos eles, nascidos aqui ou vindos para a cidade, carregam algo em comum: o amor pela música, o zelo pela cultura e o desejo pela propagação das tradições em todo o estado e país.

Foto de capa: Eduardo Rocha Fotografia

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Produzido em Gravataí, podcast da música gaúcha ganha fãs no Brasil e no mundo

Produzido em Gravataí, podcast da música gaúcha ganha fãs…

  Com 27 mil inscritos, quase 7 milhões de visualizações no YouTube e um alcance que chega a vários estados brasileiros…
Gaiteiro de Gravataí se destaca ao lado de artistas consagrados da música nativista

Gaiteiro de Gravataí se destaca ao lado de artistas…

  Após receber diversas premiações, como o primeiro lugar no Enart 2022, nas categorias Acordeon Cromático e Gaita Ponto, o gravataiense…