Geral

Mudanças na gestão buscam implantar cultura da Santa Casa no Becker, afirma superintendente

Publicado

-

Hospital é administrado pela Santa Casa desde 2018. Foto: Giro de Gravataí/Arquivo

 

Desde o dia 11 de maio, o Hospital Dom João Becker possui uma nova diretoria. O médico Antônio Carlos Weston assumiu como superintendente, respondendo pela gestão do hospital e respondendo ao Grupo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Weston também possui funções de diretoria na Emergência SUS do Hospital Santa Clara e do projeto Hospital Nora Teixeira, ambos no complexo hospitalar na capital.

Nossa reportagem conversou com exclusividade com o novo gestor do único hospital de Gravataí. Ele explicou que a mudança já era prevista e faz parte do plano de gestão. “A Santa Casa assumiu o Becker em agosto de 2018. Neste período até agora, o foco foi a manutenção dos processos do Hospital Dom João Becker”, contou, “é muito da cultura da Santa Casa, até por respeito às irmãs, que por muito tempo conduziram muito bem o hospital, os trabalhadores que sempre atenderam lá”, completou.

Etapa de transição

De acordo com Weston, neste novo momento estão sendo implantados protocolos para que o atendimento do hospital de Gravataí tenha os mesmos padrões dos demais serviços do grupo da capital. “É importante dizer que não estamos dizendo que o atendimento anterior do Becker era inferior, apenas estamos colocando a cultura da Santa Casa”, ressaltou.

Neste sentido, ele salientou a manutenção do médico Marcelo Bastiani Pasa, que ocupava o cargo de diretor médico hospitalar e continua na diretoria, mas como diretor médico técnico. “A Santa Casa entendeu a importância do Doutor Marcelo, por entender ser uma pessoa que está há muitos anos, com tantos e muito bons serviços prestados ao hospital”, elogiou.

Weston também reconheceu a necessidade de trabalhar na maneira como a casa de saúde é vista pela população. “Um dos objetivos da nossa ida para o Dom João Becker é realmente melhorar a imagem do hospital, a comunicação do hospital com a comunidade. Não só a comunidade, mas todas as instituições, a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, a Comissão de Saúde da Câmara de vereadores. Temos que trabalhar juntos”, defendeu.

“Gravataí é uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul, tem uma economia pujante, uma população grande. A cidade precisa e merece ter um hospital que dê a abrangência e a qualidade necessárias”, afirmou.

Quanto ao fato de Gravataí ter apenas um hospital, o novo superintendente não vê como uma dificuldade para o Becker. “Cria um ambiente de exigência em relação ao hospital por parte da comunidade, de eficiência, de atendimento, de solução dos problemas. Encaramos esta exigência de maneira positiva, é revertida como um incentivo para que os processos cada vez se qualifiquem mais”, analisou.

O médico Antônio Carlos Weston está na Santa Casa há 30 anos. Foto: Divulgação

 

Weston também lembrou que o hospital atua em todos os níveis de complexidade, desde os mais básicos até cirurgias complexas e salientou que os níveis de infecção hospitalar da UTI estão entre os mais baixos do Brasil, o que demonstra a qualidade do trabalho prestado.

Segundo o médico, a ideia com as mudanças é reestruturar a segurança assistencial do atendimento, com os protocolos utilizados em todas as unidades da Santa Casa. “Vai dar mais segurança para os pacientes e também para os médicos e toda a equipe”, defendeu.

A busca por um modo de trabalho com a cultura da Santa Casa pode ser a razão pela escolha de Weston, que teve toda a sua formação no grupo hospitalar em que está há 30 anos.

Emenda garante R$500 mil ao Hospital

Na manhã desta quinta-feira (21), o superintendente e a gerente hospitalar, Louise Bandeira Chagas, receberam o ofício da emenda parlamentar que  destina R$500 mil para auxiliar o Hospital Dom João Becker no combate à covid-19.Os recursos serão aplicados na compra de materiais e equipamentos. A emenda é de autoria do deputado federal Bibo Nunes e foi entregue pelo secretário do parlamentar, Rafael Santos do Nascimento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *