• Geral
  • 21 de maio de 2020

Mudanças na gestão buscam implantar cultura da Santa Casa no Becker, afirma superintendente

Mudanças na gestão buscam implantar cultura da Santa Casa no Becker, afirma superintendente
Continua Depois da Publicidade
Hospital é administrado pela Santa Casa desde 2018. Foto: Giro de Gravataí/Arquivo

 

Desde o dia 11 de maio, o Hospital Dom João Becker possui uma nova diretoria. O médico Antônio Carlos Weston assumiu como superintendente, respondendo pela gestão do hospital e respondendo ao Grupo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre. Weston também possui funções de diretoria na Emergência SUS do Hospital Santa Clara e do projeto Hospital Nora Teixeira, ambos no complexo hospitalar na capital.

Continua Depois da Publicidade

Nossa reportagem conversou com exclusividade com o novo gestor do único hospital de Gravataí. Ele explicou que a mudança já era prevista e faz parte do plano de gestão. “A Santa Casa assumiu o Becker em agosto de 2018. Neste período até agora, o foco foi a manutenção dos processos do Hospital Dom João Becker”, contou, “é muito da cultura da Santa Casa, até por respeito às irmãs, que por muito tempo conduziram muito bem o hospital, os trabalhadores que sempre atenderam lá”, completou.

Etapa de transição

De acordo com Weston, neste novo momento estão sendo implantados protocolos para que o atendimento do hospital de Gravataí tenha os mesmos padrões dos demais serviços do grupo da capital. “É importante dizer que não estamos dizendo que o atendimento anterior do Becker era inferior, apenas estamos colocando a cultura da Santa Casa”, ressaltou.

Continua Depois da Publicidade

Neste sentido, ele salientou a manutenção do médico Marcelo Bastiani Pasa, que ocupava o cargo de diretor médico hospitalar e continua na diretoria, mas como diretor médico técnico. “A Santa Casa entendeu a importância do Doutor Marcelo, por entender ser uma pessoa que está há muitos anos, com tantos e muito bons serviços prestados ao hospital”, elogiou.

Weston também reconheceu a necessidade de trabalhar na maneira como a casa de saúde é vista pela população. “Um dos objetivos da nossa ida para o Dom João Becker é realmente melhorar a imagem do hospital, a comunicação do hospital com a comunidade. Não só a comunidade, mas todas as instituições, a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, a Comissão de Saúde da Câmara de vereadores. Temos que trabalhar juntos”, defendeu.

Continua Depois da Publicidade

“Gravataí é uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul, tem uma economia pujante, uma população grande. A cidade precisa e merece ter um hospital que dê a abrangência e a qualidade necessárias”, afirmou.

Quanto ao fato de Gravataí ter apenas um hospital, o novo superintendente não vê como uma dificuldade para o Becker. “Cria um ambiente de exigência em relação ao hospital por parte da comunidade, de eficiência, de atendimento, de solução dos problemas. Encaramos esta exigência de maneira positiva, é revertida como um incentivo para que os processos cada vez se qualifiquem mais”, analisou.

Continua Depois da Publicidade
O médico Antônio Carlos Weston está na Santa Casa há 30 anos. Foto: Divulgação

 

Weston também lembrou que o hospital atua em todos os níveis de complexidade, desde os mais básicos até cirurgias complexas e salientou que os níveis de infecção hospitalar da UTI estão entre os mais baixos do Brasil, o que demonstra a qualidade do trabalho prestado.

Segundo o médico, a ideia com as mudanças é reestruturar a segurança assistencial do atendimento, com os protocolos utilizados em todas as unidades da Santa Casa. “Vai dar mais segurança para os pacientes e também para os médicos e toda a equipe”, defendeu.

Continua Depois da Publicidade

A busca por um modo de trabalho com a cultura da Santa Casa pode ser a razão pela escolha de Weston, que teve toda a sua formação no grupo hospitalar em que está há 30 anos.

Emenda garante R$500 mil ao Hospital

Na manhã desta quinta-feira (21), o superintendente e a gerente hospitalar, Louise Bandeira Chagas, receberam o ofício da emenda parlamentar que  destina R$500 mil para auxiliar o Hospital Dom João Becker no combate à covid-19.Os recursos serão aplicados na compra de materiais e equipamentos. A emenda é de autoria do deputado federal Bibo Nunes e foi entregue pelo secretário do parlamentar, Rafael Santos do Nascimento.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…