• Luto
  • 25 de abril de 2024

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80 anos, completados no mês anterior, Manique faleceu por volta das 8h30min, após uma internação no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade

Segundo seu irmão, Dinarcy Manique, o músico estava hospitalizado há cerca de 20 dias, enfrentando complicações decorrentes de um câncer de pulmão que se disseminou para outros órgãos. Apesar de receber alta temporária, Manique precisou retornar ao hospital no dia seguinte.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e as últimas homenagens a Manique, que deixa três filhas.

Continua Depois da Publicidade

A trajetória musical de Manique teve início aos sete anos em sua cidade natal. Aos 11, ele se mudou para Porto Alegre em busca de consolidar sua carreira no cancioneiro gaúcho, objetivo que alcançou com sucesso, tornando-se um dos mais respeitados acordeonistas do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Na década de 1950, Manique participou de programas de rádio na capital, iniciando sua projeção no Estado. Ao longo de sua carreira, gravou mais de 40 trabalhos, seja em carreira solo ou com a Dupla Mirim, posteriormente renomeada Os Mirins, ao lado de Francisco Castilhos (1942-2003), com quem gravou o primeiro disco, “Barbaridade”, em 1961.

Continua Depois da Publicidade

Em 1969, Manique lançou seu primeiro álbum solo, “Alma de Acordeon”, mas continuou colaborando com Os Mirins até 1978, quando lançou “Baile de Candeeiro”, marcando sucessos como “Madrugada” e “Baile de Candeeiro”, tema de abertura do programa “Galpão Crioulo” de 1982 a 1984.

Além de sua carreira solo, Manique era reconhecido como um talentoso músico de estúdio, responsável por arranjos e gravações de acordeom para diversos grupos e cantores do Estado, incluindo César Passarinho, Velho Milongueiro e Gaúcho da Fronteira, entre outros.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…
Família busca contato com morador de Gravataí que está ilhado na BR-386, em Pouso Novo

Família busca contato com morador de Gravataí que está…

  Desde a última terça-feira (30), uma família de Gravataí enfrenta angústia e incerteza. Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, encontra-se…
Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados em Gravataí após ficarem ilhados

Quinze cavalos, duas vacas e um porco são resgatados…

  Ilhados em um espaço de terra pequeno e com o avanço das águas que transbordaram do Arroio Demétrios, 15 cavalos,…