Projeto que prevê o fim das carroças em Gravataí será votado na próxima semana

Projeto que prevê o fim das carroças em Gravataí será votado na próxima semana
Continua Depois da Publicidade
Pessoas ouvidas pela reportagem atestam que são contra os maus-tratos, mas temem pelo futuro daqueles que dependem do transporte animal para o sustento de famílias.

Alvo de polêmica há pelo menos cinco meses, o projeto de autoria da ativista da causa animal e vereadora de Gravataí, Márcia Becker, vai a votação na próxima quinta-feira. A entrada da pauta se dá após um acordo de líderes dos partidos nesta última quinta. A proposta, que tem o aval do governo municipal, busca o fim dos veículos de tração animal em áreas urbanas.

Continua Depois da Publicidade

A medida gerou polêmica principalmente para aqueles que utilizam dos animais para o sustendo das famílias. Além de manifestações em frente a Câmara o grupo esteve em uma audiência pública, proposta pela vereadora Anna Beatriz. Nela, os dependentes das carroças destacaram seu repúdio ao projeto. Vereadores de oposição também se dizem preocupados com o sustento das famílias, já que o governo municipal por sua vez apresenta uma solução para uma nova renda, mas não tem garantias do sucesso da execução.

‘’É obvio que somos contra os maus-tratos animais, porém o que não pode acontecer é impor uma lei a um grupo de pessoas que depende do sustento de sua famílias, e que simplesmente perderão isso. A Prefeitura apresenta um plano, mas não tem garantia alguma, é superficial e no papel fica muito bonito’’, destacou um pessoa que preferiu não se identificar.

Continua Depois da Publicidade

Como base, o projeto prevê um período para que os carroceiros sejam cadastrados, além de prazos para a isenção no mercado de trabalho. O projeto também visa a construção de galpões de reciclagens e demais espaços, e que podem ser financiados a partir do valor economizado pela Prefeitura com a limpeza de locais de descarte irregular de lixo, por exemplo.

Já a proponente, Márcia Becker, em entrevistas anteriores à reportagem destacou o fim do sofrimento dos animais. ‘’Todos os dias eu preciso sair e resgatar algum animal ferido, cansado, que não aguentou uma jornada exaustiva de chicotadas e peso. Fora que muitos ficam soltos e acabam sendo atropelados.

Continua Depois da Publicidade

Todos os dias nós vimos isso, e é preciso dar um fim. Não podemos aceitar em 2021 ainda temos animais puxando carroças, fazendo um esforço descomunal. Tratamos o tema com responsabilidade, buscamos saída para estas famílias e não aceitamos que isso continue na cidade. Essa é a minha causa”, destacou Márcia.  

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

Clínica ilegal de bronzeamento é fechada em Gravataí

  Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil de Gravataí, com apoio da Vigilância Sanitária, realizou uma operação que resultou…
Prevendo multa, Lei em Gravataí proíbe a queima de fogos de artifício com estampido

Prevendo multa, Lei em Gravataí proíbe a queima de…

  Em maio deste ano, a Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou um projeto de lei apresentado pela vereadora e defensora…
Prazo para circulação de carroças em Gravataí encerra na próxima semana

Prazo para circulação de carroças em Gravataí encerra na…

  No dia 24 de novembro, próxima sexta-feira, encerra o prazo para a circulação de veículos de tração animal (VTA), em…