Projeto de Lei em Gravataí quer o fim das carroças e outras formas de sustento às famílias

Projeto de Lei em Gravataí quer o fim das carroças e outras formas de sustento às famílias
Continua Depois da Publicidade
Proposta a entrar na Câmara é da vereadora e ativista da causa animal, Márcia Becker. Foto: Divulgação/Reprodução.

Uma reunião entre o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, um grupo de trabalho montado pela Prefeitura e a vereadora e ativista da causa animal, Márcia Becker, trataram sobre a proposição de um projeto da vereadora para o fim das carroças puxadas por animais no município. O objetivo apresentado, no entanto, fala na redução gradual dos veículos de tração animal, com a inclusão social.

Continua Depois da Publicidade

A exemplo do que vem sendo feito em Porto Alegre e em cidades vizinhas, a intenção da vereadora é estancar o sofrimento dos animais e dar condições de sustento para as famílias que têm a sua fonte de renda, proveniente da tração animal (popularmente conhecidas como carroças), por meio de qualificação, obtendo assim, outra perspectiva de renda e, consequentemente, uma melhor condição de vida.

Segundo o prefeito Zaffa, que é defensor da causa animal, este é um assunto importante que precisa receber toda a atenção da sociedade. “O governo tem todo o interesse em colocar essa lei em prática, caso ela seja aprovada na Câmara de Vereadores. Isso trará benefícios aos animais, que não serão mais explorados, em situações, por muitas vezes, de maus tratos, e às famílias que, ainda hoje, têm a única renda, do trabalho com a carroça.  O projeto também proporcionará melhor orientação ao trânsito do município”, ressaltou Zaffa.

Continua Depois da Publicidade

 

Foto: Francisco Bosco/Especial

Para a execução do projeto, caso ele se torne uma lei municipal, uma força-tarefa multidisciplinar será constituída. Participarão, além da Fundação do Meio Ambiente (FMMA), as secretarias municipais de Serviços Públicos: Mobilidade Urbana (por meio dos Agentes de Trânsito), Assuntos de Segurança Pública (por meio da Guarda Municipal), Saúde, Educação, e Família, Cidadania e Assistência Social.

“Assim como somos referência pelo trabalho que realizamos no Canil Municipal, queremos, em um médio prazo, nos tornarmos referência, também, na questão da tração animal, pelo fim do sofrimento e maus-tratos aos animais”, reforçou o prefeito Zaffa, que participou ativamente de todo o processo de reconstrução do Canil Municipal que, hoje, é uma referência no estado.

Continua Depois da Publicidade

A vereadora Márcia Becker afirmou que “acabar com o sofrimento e a escravidão desses animais, é um sonho e um objetivo de vida”. Ela revelou, também, que se preocupa com as pessoas e que sempre pensou em uma forma de inclusão social aos que vivem à margem da miséria. 

“Em pleno século 21, é inadmissível o uso de animais na tração disputando o trânsito com veículos potentes e motoristas impacientes sendo açoitados e sem perspectiva de uma vida fora do asfalto. Os cavalos merecem a liberdade e, as famílias que deles dependem, uma forma mais digna de trabalho”, finalizou a vereadora.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

Emergência do Hospital Dom João Becker restringe atendimentos

  O Hospital Dom João Becker informa que, em razão dos efeitos da enchente que assola todo o Estado e o…
Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na BR-386 é resgatado pela PRF

Morador de Gravataí que estava ilhado e incomunicável na…

  A família do gravataiense Leonardo Silveira de Oliveira, 33 anos, respira aliviada. Isso porque nesta sexta-feira (3) ele mesmo conseguiu…