• Geral
  • 1 de agosto de 2019

Domingo tem mamaço no Parcão de Gravataí

Domingo tem mamaço no Parcão de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Rafael Rosa Fotografia – www.rafaelrosafotografia.com

Acontece neste domingo, 4, no Parcão da 79, o 2º Mamaço de Gravataí. A ação, das 10 às 12h30, é organizada pelas doulas e consultoras em Amamentação atuantes na cidade e toda a região metropolitana e capital, Andrea Gabech e Analu Muñoz, tem o apoio da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-Dama Patrícia Bazotti Alba.

Continua Depois da Publicidade

Segundo as organizadoras, o Mamaço surgiu como um evento em que mães em vários lugares do Brasil se reúnem para amamentar e trocar ideias e experiências. No evento deste domingo, além delas, que estarão falando sobre amamentação, haverá a participação da Fonoaudióloga Alessandra Duzac; mini-aula de ioga com Josi Becker, do Espaço Shanti; além de vários sorteios de serviços que a apoiadora SOS Mães Amigas forneceu. O evento contará com uma tenda de frutas que serão servidas pela Gabella Orgânicos e a cobertura fotográfica de Rafael Rosa.

“Quanto mais informações, conhecimento e apoio para os familiares, mais empoderados eles ficam em relação ao aleitamento materno”, afirma Andrea, criadora do Remãenascer. A outra organizadora do evento, Analu Muñoz é criadora do Materna.

Continua Depois da Publicidade
Rafael Rosa Fotografia – www.rafaelrosafotografia.com

O que é o Mamaço?

A ação é um movimento estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e teve início em 1992 para a defesa da amamentação. Acontece anualmente, durante a primeira semana de agosto – de 1º a 07, para promover e defender a amamentação, sendo celebrada em mais de 120 países, que se únem, para relembrar a importância da lactação.

No Brasil, as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) são feitas pelo Ministério da Saúde desde 1999, e a cada ano novas parcerias surgem, inclusive com as Secretarias da Saúde em vários municípios. O tema deste ano é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, trazendo a importância do aprendizado e apoio dos diferentes setores para as famílias que estão amamentando.

Continua Depois da Publicidade

Não é apenas uma responsabilidade da mãe, mas da família toda! Todos os que rodeiam aquele novo ser, e acompanham a adaptação da família que o recebe, têm o dever de acolher a mãe e apoiar o aleitamento materno, encorajando e incentivando. A participação da sociedade, e dos profissionais de saúde e da educação, são muito importantes no envolvimento desta questão, incentivando a integração de todos ao redor de cada novo bebê.

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…