Nathalia Rocha | Como implementar novos hábitos?

Nathalia Rocha | Como implementar novos hábitos?
Continua Depois da Publicidade
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para o começo da conversa é preciso entender que hábitos são comportamentos que se repetem com frequência e com regularidade, ou seja, para que um comportamento vire um hábito ele precisa, necessariamente, ser repetido inúmeras vezes até que passe a ser automático. Isso acontece porque o nosso cérebro é preguiçoso e gosta de gastar pouca energia para realizar os comportamentos, logo, quando mais automático, mais fácil.

Continua Depois da Publicidade

Podemos dizer que os maiores aliados para a aquisição de novos hábitos são a constância e a disciplina, além desses fatores, é necessário que você pense que precisa adquirir hábitos que sejam sustentáveis na sua rotina, e também que sejam, na medida do possível, confortáveis.

Um dos maiores sabotadores da aquisição de hábitos mais saudáveis é a falta de planejamento para executar os comportamentos, pois, quando você não planeja, é muito fácil que as coisas saiam do controle e você acabe desistindo. Um bom exemplo de planejamento é já deixar a roupa da academia no carro, pois assim não tem chance de, quando você passar em casa para se trocar, caia na tentação de não ir para a academia.

Continua Depois da Publicidade

Mas, e quando o planejamento já está feito e esquematizado, mas mesmo assim você não consegue se manter constante na aquisição de novos hábitos, o problema está na execução dos comportamentos para a aquisição do novo hábito desejado.

Para problemas com a execução dos comportamentos, pense nessas próximas 4 categorias, pois que podem estar influenciando na aquisição de hábitos saudáveis e sustentáveis.

Continua Depois da Publicidade

1) Definir quais os hábitos que você vai focar e listá-los.
É importante saber escolher e priorizar o que é mais importante para você, isso porque, um dos erros mais comuns para o insucesso da mudança é querer mudar tudo ao mesmo tempo. Inicie pela mudança que mais irá gerar o maior impacto nas próximas mudanças e nas ações específicas que te levarão mais rápido ao objetivo.

2) Motivação: o motivo para a ação, ou seja, o motivo para querer fazer a modificação do comportamento. É importante anotar e ter clareza de o porquê é isso é importante para você, pois essa clareza vai te ajudar a ir em direção ao seu hábito quando você for se autossabotar.

Continua Depois da Publicidade

3) Trace um plano de ação, ou seja, planeje como você vai executar e já pense nos obstáculos que você terá e como você irá resolvê-los. Pense nas ações que vão facilitar o hábito que você quer adquirir e nas que irão dificultar o hábito. Por exemplo, quando você deseja hábitos alimentares mais saudáveis: facilite o seu acesso a frutas, tendo elas em casa já prontas para consumo e dificulte seu acesso a industrializados, não tendo em casa.
“Torne fácil o que você quer fazer e torne difícil o que você não quer mais”

4) Já antecipe a possibilidade que você irá falhar! Adquirir um novo hábito é brigar com um comportamento que já está consolidado. É importante que você já saiba que esses deslizes podem acontecer, mas que é normal e que, se caiu… LEVANTA!

Continua Depois da Publicidade

Por fim, lembre-se: primeiro seja frequente e depois seja excelente! Repita, repita e repita até que o seu cérebro entenda que esse comportamento e o torne automático, que aí sim: virou um hábito!

Psicóloga Nathalia Rocha
CRP 07/36512

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Obras expostas em Gravataí expressam sentimentos de crianças atendidas pelo CAPS

Obras expostas em Gravataí expressam sentimentos de crianças atendidas…

  O Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker) sedia até 23 de…
Associação que atende pessoas com autismo realizará caminhada em Cachoeirinha

Associação que atende pessoas com autismo realizará caminhada em…

  No dia 28 de janeiro, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor), em parceria…
Culto para o público feminino em Gravataí contará com a participação de psicóloga

Culto para o público feminino em Gravataí contará com…

  Com o tema “É tempo de recomeçar”, no próximo sábado (7), haverá um culto de mulheres, em Gravataí. Promovido pela…