Obras expostas em Gravataí expressam sentimentos de crianças atendidas pelo CAPS

Obras expostas em Gravataí expressam sentimentos de crianças atendidas pelo CAPS
Continua Depois da Publicidade

 

O Quiosque da Cultura (Praça Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker) sedia até 23 de fevereiro uma exposição do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS I) Flor de Lótus. A mostra apresenta pinturas em tela, quadros e maquetes feitos por crianças e adolescentes atendidos pelo serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de referência em saúde mental a menores de 18 anos. A “ExpoCAPS I” é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Continua Depois da Publicidade

“Preparamos essa exposição com muita atenção e carinho. É um momento muito importante, pois são obras produzidas pelas próprias crianças e adolescentes. A arte auxilia, e muito, na expressão dos nossos sentimentos e angústias”, explica a psicóloga Nara Simone da Silveira, coordenadora do CAPS I. O projeto tem o objetivo de contribuir para a autoestima e a autoconfiança dos pacientes atendidos por meio da exposição e valorização dos talentos e diferentes expressões artísticas. Além disso, busca compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, bem como ampliar o repertório linguístico e literário do público infantojuvenil.

Cuidados em saúde mental

Continua Depois da Publicidade

Localizado na Rua Madre Marta Maria, 35, no bairro Salgado Filho, o CAPS I realiza atendimentos por acolhimento, por demanda espontânea ou encaminhamentos via unidades de saúde ou serviços intersetoriais do município. O serviço especializado atende crianças e adolescentes até 18 anos incompletos (17 anos, 11 meses e 29 dias) com transtornos mentais graves e persistentes, que necessitam de acompanhamento com equipe multiprofissional.

O CAPS I também desenvolve outras atividades que promovem os cuidados com a saúde mental, tais como oficinas, horta, meditação e rodas de conversa com adolescentes. As ações são realizadas durante o ano inteiro, pois são atividades que fazem parte do Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente – de modo a otimizar o tratamento medicamentoso e contribuir para a evolução do processo do tratamento como um todo.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí. Fotos: Gabriel Muniz

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Gravataí, exposição deste mês reúne obras produzidas por artistas mulheres

Em Gravataí, exposição deste mês reúne obras produzidas por…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), realiza a exposição “Sob[re]olhar do Feminino”.…
Associação que atende pessoas com autismo realizará caminhada em Cachoeirinha

Associação que atende pessoas com autismo realizará caminhada em…

  No dia 28 de janeiro, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor), em parceria…
Quiosque da Cultura de Gravataí recebe exposição fotográfica

Quiosque da Cultura de Gravataí recebe exposição fotográfica

  Promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), a Oficina de Acessórios…