Força-tarefa realiza reintegração de posse na ERS-118 em Gravataí

Força-tarefa realiza reintegração de posse na ERS-118 em Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Gabriel Siota Ganzer | Giro de Gravataí

Diversas forças da área da segurança pública cumpriram na manhã desta terça-feira (22), uma reintegração de posse em aproximadamente 21 residências e dez estabelecimentos comerciais, às margens da ERS-118, no bairro Santa Cruz, em Gravataí. Conforme o Oficial de Justiça, Jeferson Bandeira, responsável pela ação, a retomada dos terrenos faz parte de um processo que tramita no judiciário a mais de vinte anos.

Continua Depois da Publicidade

“Nós, juntamente com as demais forças aqui presentes, e também as pessoas que serão removidas, participamos de diversas reuniões para tratar sobre este assunto. Estamos cumprindo a ordem de despejo. Os meios foram disponibilizados com antecedência para as famílias que quisessem sair de forma espontânea, e hoje, o estado está agindo com a remoção de todas as instalações irregulares às margens da rodovia.

Oificial de Justiça mostra os primeiros mandados de despejo aos moradores | Foto: Gabriel Siota Ganzer

Ainda segundo Jeferson, devido ao longo período de tramitação do processo, algumas famílias foram citadas, outras foram intimidas a deixar a área antes da ação de reintegração. Ele conta que em alguns casos as áreas eram comercializadas pelos moradores. “Em primeiro momento estamos cumprindo o que nos foi passado, mas obviamente pode haver recurso nestes caso e eles voltarem a ocupar essas residências, porém hoje nós devemos toma-lá para posse do estado.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o Coronel Padilha, responsável pelo 17º BPM, o apoio da Brigada Militar foi feito para que o processo de reintegração por completo e garante que o procedimento é padrão para todos os casos. “Essa retomada de terrenos às margens da ERS-118, conta com o apoio de diversos órgãos, pois dentro da reintegração tem diversas outras coisas que devem receber acompanhamento também, por isso a BM de Gravataí vai ao apoio para garantir a segurança de todos envolvidos”, contou Padilha.

Oficial de Justiça reunido com o comando da Brigada Militar | Foto: Gabriel Siota Ganzer

Além dos Oficiais de Justiça, ação de despejo contou com a presença da Brigada Militar (BM), Guarda Municipal e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Socorristas do Anjos do Asfalto, Fiscalização de Trânsito, agentes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) e técnicos da RGE e Corsan. Um helicóptero da BM também foi usado, segundo comando, apenas para mapear a área que está sendo reintegrada. Até o fechamento desta matéria nenhum incidente ou confusão ocorreu nas ordens de despejo.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…
Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego em Gravataí

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego…

  Considerada uma das mais renomadas construtoras do Estado, com mais de 40 anos de atuação na Região Metropolitana, a Baliza…