Conselho tutelar de Gravataí ouviu candidatos à Prefeitura e entregou pacto pela proteção

Conselho tutelar de Gravataí ouviu candidatos à Prefeitura e entregou pacto pela proteção
Continua Depois da Publicidade
Reunião contou com a presença dos dez conselheiros, que atuam no Conselho Oeste e Leste, em Gravataí. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Uma ação, até então inédita, reuniu os dois conselhos tutelares de Gravataí para ouvir a proposta dos candidatos à Prefeitura e apresentar um pacto pela proteção. A carta aberta, assinada pelos dez conselheiros, traz uma série de propostas e medidas para melhorias na assistência à crianças e adolescentes de Gravataí, além de ampliar os serviços especializados de atendimento e investimentos às estruturas e maior colaboração com os conselhos.

Continua Depois da Publicidade

Durante a entrega, os candidatos presentes tiveram cinco minutos para também apresentar as ações referente a proteção da criança e do adolescente em seus planos de governo.

Anabel Lorenzi, do PDT, a primeira a falar, destacou seus 30 anos como professora na rede municipal de ensino, além de ações quando vereadora, por dois mandatos. “A luta pelos direitos das crianças e adolescentes faz parte da minha história, das minhas causas. Desde 87 eu trabalho como professora com crianças e adolescentes. Quando vereadora por dois mandatos, fiquei os oito anos presidente da Comissão da Criança e do Adolescente na Câmara, além de buscar na época a implantação do segundo conselho tutelar na cidade”, destacou.

Continua Depois da Publicidade

O segundo convidado, Claiton Manfro (PL) destacou, além de concordar com o documento formulado pelos conselheiros, a contribuição de lutar também pela segurança dos conselheiros.

“A gente acompanha o trabalho de vocês e sabemos o quanto se dedicam e as situações que vocês diariamente vivem. Eu não teria psicológico para isso, mas vejo que além das demais melhorias que devem ser feitas, proponho que possamos pensar na segurança. Sabemos que tem diversas situações que vocês ficam vulneráveis. A segurança de vocês também é uma proposta que está em nosso projeto de governo, além da questão de um aumento na remuneração e demais estruturas de trabalho”, destacou Manfro.

Continua Depois da Publicidade
Apenas o candidato Luiz Zaffalon, do MDB não compareceu. Foto: Giro de Gravataí/Especial

Dimas, do PSD, antes de sua fala, entregou em mãos uma carta de intensões do partido e destacou a ampliação das estruturas de assistência na cidade, além da proteção fazer parte do seu projeto desde o primeiro mandado de vereador.

“Criança é prioridade, e em nosso governo também será. No meu primeiro mandato de vereador essa pauta já era extremamente importante, quando consegui juntamente com o governo federal melhores condições ao conselho tutelar em Gravataí. Na época o órgão recebeu veículos e eletrônicos novos. Eu quero uma chance de administrar a cidade para fazer diferente. Esse município não nasceu ontem, é inadmissível que todos os governo que aqui já passaram nunca ninguém pensou em UTI neonatal. Além disso, vamos manter os serviços que já atendem. No nosso governo o 24 horas permanecerá aberto, além da construção de diversos outros centros de atendimento”, destacou.

Continua Depois da Publicidade

A candidata a vice pelo PT, Patrícia Patisbel, representando Jairo Carneiro, que por ser grupo de risco não participou, concordou com os projetos de valorização e implantação de segurança e garantias na proteção da criança e do adolescente, mas também falou em representatividade e na desigualdade social, que reflete no desenvolvimento dos mesmos.

“Posso dizer a vocês que o nosso plano de governo visa sim a rede de proteção e até a falta de vagas nas creches. Porém quero fazer uma análise aqui que me chamou a a atenção. Eu sou a única negra nesta sala e precisamos pensar nisso. Infelizmente é uma realidade triste, e quem sofre com estas questões de vulnerabilidades, em sua grande maioria, são famílias negras. Consequentemente, são retirados os diretos a saúde e educação de muitas destas por conta da sua cor de pelo.

Continua Depois da Publicidade

Isso reflete diretamente nas crianças e adolescentes, que já crescem nesta desigualdade e isso segue por toda a vida. Nosso plano de governo está o combate direto à falta de acesso, à falta de diretos básicos. É nosso dever que todos tenham seus diretos garantidos, principalmente as crianças”, ressaltou Patibel.

Foto: Giro de Gravataí/Especial

A candidata Tamires Pavelgio do PSOL também destacou o compromisso de seu governo com a proteção das crianças e dos adolescentes, ressaltando também a segurança da cidade para o futuro através das crianças. “Pensarmos em qual cidade queremos para o futuro. Isso dá rumo ao nosso plano de governo. Com estas propostas do conselho tutelar nós queremos construir uma sociedade para estas crianças. Nosso plano de governo também não é um bolo pronto, vamos seguir no diálogo, vamos conversar, vamos ajustar. Não podemos permitir que a democracia seja o chamamento a apertura um botão na urna.

Nós temos propostas para zerar a fila de vagas no ensino infantil, queremos ocupar os espaços, garantir maiores acessos à assistência social na cidade, e que as crianças posam ter uma cidade segura e um futuro. É preciso pensar neles para moldarmos uma cidade. Além disso, temos propostas também para formação de novos educadores, o chamamento daqueles que passaram em concursos, queremos cultura para as crianças, mais opções de ensino, projetos no contra turno, tudo isso contempla nosso governo”, disse.

Continua Depois da Publicidade

O candidato Luiz Zaffalon (MDB) não compareceu.

Leia na íntegra 

CARTA ABERTA AOS PREFEITURAVEIS

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Dimas é o novo secretário adjunto do esporte no RS

Dimas é o novo secretário adjunto do esporte no…

Na segunda-feira (30), o ex-vereador de Gravataí, Dimas Costa, aceitou o convite do governador Eduardo Leite e foi nomeado como o…
Onyx e Leite prometem não instalar pedágio na ERS-118 caso eleitos

Onyx e Leite prometem não instalar pedágio na ERS-118…

Os candidatos Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), que disputam o segundo turno da eleição ao Governo do Estado assumiram…
Marco Alba e Patrícia Alba anunciam apoio para Onyx e Bolsonaro no segundo turno

Marco Alba e Patrícia Alba anunciam apoio para Onyx…

Contrários à aliança do MDB com Eduardo Leite (PSDB) desde o início e à possibilidade do PT retomar à presidência da…