Brasil e Japão assinam memorando para estimular judô nas escolas

Brasil e Japão assinam memorando para estimular judô nas escolas
Continua Depois da Publicidade
A visita de judocas brasileiros ao Japão e a vinda de mestres japoneses ao Brasil, para troca de experiências e difusão do esporte nas escolas brasileiras, já ocorre. Foto: Agência Brasil

Os governos de Brasil e Japão assinaram, na tarde de hoje (10), dois memorandos para intensificar o intercâmbio esportivo entre os dois países. Parte do acordo diz respeito à inclusão do judô no currículo escolar do Brasil. Além disso, Brasil e Japão querem estimular a cooperação bilateral nas áreas de medidas antidoping, medicina esportiva e o engajamento de idosos e pessoas com deficiência no esporte.

Continua Depois da Publicidade

Os documentos não trazem ações concretas, mas reforçam laços já estabelecidos entre os dois países e firmam intenções de aumentar, em breve, a parceria nesses campos. A visita de judocas brasileiros ao Japão e a vinda de mestres japoneses ao Brasil, para troca de experiências e difusão do esporte nas escolas brasileiras, já ocorre. Agora, ambos os países querem intensificar a prática.

“Trabalharemos para expandir a prática do judô entre as crianças em idade escolar. Acreditamos que o esporte é a melhor ferramenta de transformação da vida humana. Ele forma cidadãos e transforma realidades”, disse Décio Brasil, secretário Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.

Continua Depois da Publicidade

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, destacou o caráter educativo do judô. “Entre os muitos esportes, judô é muito importante para a nossa cooperação. Porque muitos judocas japoneses vieram ao Brasil ensinar judô aos brasileiros. E agora, o Brasil é um país forte no judô. O governo japonês está cooperando para que o governo brasileiro introduza o judô no currículo das escolas públicas porque através do judô podemos aprender disciplina, respeito. Tem um valor muito educativo”.

O embaixador Yamada celebrou a assinatura dos memorandos em um ano olímpico. O Japão se prepara para receber os jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, a partir de 24 de julho. Para marcar a data, a embaixada japonesa divulgou vídeos com prefeitos de cidades vizinhas a Tóquio convidando os brasileiros a visitar o país e assistir, in loco, as competições.

Continua Depois da Publicidade

A senadora Leila Barros (PSB-DF), ex-atleta de vôlei, e que já disputou três Olimpíadas, destacou a importância de investimento na prática esportiva entre os jovens e crianças. “Ser uma potência olímpica só será resultado do que fizermos na base. Temos que investir em alto rendimento sim, mas, acima de tudo, um trabalho lincado com a educação e cultura”.

 

*Com informações da Agência Brasil

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos profissionais da educação

Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos…

  A Prefeitura de Gravataí sancionou, na última quinta-feira (4), a Lei da Educação Infantil e da Gratificação para especialistas em…
Em fotos, veja a inauguração da escola que vai atender mais de 200 crianças em Gravataí

Em fotos, veja a inauguração da escola que vai…

  O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, inaugurou nesta quarta-feira (06) a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol.…
Saiba quem pode e como adquirir o cartão municipal para a compra de material escolar em Gravataí

Saiba quem pode e como adquirir o cartão municipal…

  A Prefeitura de Gravataí implementará, de maneira inédita, o Cartão Material Escolar (CME) para atender aos 28 mil estudantes da…