• Geral
  • 10 de fevereiro de 2020

Corpo de Bombeiros de Gravataí recebe caminhão novo e mais moderno

Corpo de Bombeiros de Gravataí recebe caminhão novo e mais moderno
Continua Depois da Publicidade
Caminhão foi adquirido com recursos do undo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiro (Funrebom). Fotos: Douglas Glier Schütz e Letícia Vargas

O Corpo de Bombeiros de Gravataí recebeu um caminhão novo e mais moderno nesta segunda-feira (10). O veículo possui um tanque com capacidade para armazenar cinco mil litros de água e outro de 250 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para combate de líquidos inflamáveis e também na extinção do fogo em veículos, proporcionando assim, mais rápida extinção das chamas.

Continua Depois da Publicidade

O caminhão pode ser tripulado por até seis bombeiros e possui uma bomba de água com um jato que pode atingir até 40 metros e motor de 280 cavalos. Possui também, sistema de torre de iluminação para ocorrências noturnas e câmera de ré. O veículo foi adquirido com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiro (Funrebom), com investimento de R$ 687 mil.

Caminhão possui possui uma bomba de água cujo jato pode atingir uma distância de até 40 metros de alcance e motor de 280 cavalos. Fotos: Douglas Glier Schütz e Letícia Vargas

Na cerimônia de entrega do novo caminhão, o prefeito Marco Alba relembrou a história dos bombeiros no município. “O Corpo de Bombeiros chegou aqui em Gravataí em 1984 pela luta da comunidade. As negociações aconteceram através da Acigra. Quando assumi a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio pude contribuir e buscar alternativas para o custeio do aluguel do quartel através de dotação orçamentária específica. Em novembro de 2019, inauguramos a sede própria do Corpo de Bombeiros na cidade, após longos anos custeando aluguel”, disse o prefeito Marco Alba, que complementou: “Hoje a comunidade celebra a conquista deste novo caminhão, que significa melhoria nas condições de trabalho dos bombeiros e no atendimento da população da nossa cidade”.

Continua Depois da Publicidade

Quem também marcou presença foi o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Cesar Eduardo Bomfanti. Ele explicou que é a partir dos trabalhos de prevenção que os bombeiros fazem por meio da emissão e fiscalização de PPCIs, que foi possível reunir o montante necessário no Funrebom para a compra do novo caminhão. “Esse investimento proporciona um melhor atendimento para a comunidade de Gravataí. Por isso, é fundamental a parceria com a Prefeitura de Gravataí para a destinação correta destes recursos. Esta é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros de Gravataí recebe um caminhão zero”, ainda frisou Bomfanti.

Já o secretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública, Coronel Flavio Lopes, exaltou o investimento realizado pela cidade. “O município investiu, somente nesta gestão, mais de 4 milhões de reais em equipamentos ao Corpo de Bombeiro de Gravataí, o que o torna um dos mais bem equipados do nosso Estado. Como resultado disso, o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) aumentou de 4 para 9 mil autuações no município, que são realizadas no sentido da prevenção”, relatou.

Continua Depois da Publicidade

 

 

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15 toneladas de mantimentos

Paróquia de Londrina, no Paraná, envia para Gravataí 15…

  A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Londrina, no Paraná, finaliza nesta semana a campanha de arrecadação de donativos destinada ao…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

Nível do Rio Gravataí segue baixando e registra 5,73m

  Desde a última terça-feira (14), o Rio Gravataí apresenta uma baixa gradual. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a…