Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos profissionais da educação

Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos profissionais da educação
Continua Depois da Publicidade

 

A Prefeitura de Gravataí sancionou, na última quinta-feira (4), a Lei da Educação Infantil e da Gratificação para especialistas em educação (orientadores e supervisores). A Lei de número 31/2024 prevê que todos professores da educação infantil receberão o benefício de regência de classe.

A secretária municipal da Educação, Aurelise Braum, explica que “os profissionais que atuam nessa área passarão a receber a regência de classe de 25% sobre o salário do nível 1 dos professores, equivalente a R$ 573,85 atualmente”. Já o projeto 30/2024 propõe a valorização em cinco faixas para os professores que possuem graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Continua Depois da Publicidade

“Essas são conquistas da educação e valorização profissional dos nossos professores”, destaca o Prefeito. Zaffalon afirma, ainda, que a proposta foi possível por ter origem em uma construção em conjunto com a Secretaria da Fazenda e da Educação com o Sindicato dos Professores.

Para a representante do Sindicato dos Professores, Vitalina Gonçalves, “as duas leis aprovadas na Câmara e sancionadas pelo Prefeito, são reparações para garantir isonomia de direitos aos Trabalhadores em Educação”.

Continua Depois da Publicidade

Entenda

Conforme Aurelise, os vencimentos mensais dos especialistas em educação terão uma diferença de 7% entre os níveis em 2024. “Esses servidores ocupam cargos de orientação e supervisão e terão a diferença entre os níveis reajustada para os próximos anos: 8% em 2025, 9% em 2026 e vai chegar a 10% a partir de 2027”, disse.

Continua Depois da Publicidade

Para a secretária, que é professora do quadro municipal, as propostas representam uma grande conquista para a educação de Gravataí. “É uma reivindicação de muitos anos dos professores da educação infantil e dos especialistas. Poder valorizar esses profissionais da educação é um momento para comemorarmos”, destacou.

Saiba mais

Continua Depois da Publicidade

Atualmente, são 3,1 mil profissionais na educação. Gravataí aplica cerca de 30% do orçamento em educação, embora a Constituição estipule o mínimo de 25%.

Anualmente, a prefeitura fornece uniforme escolar a todos os 28 mil estudantes da rede municipal. Além disso, a partir deste ano, passou a distribuir o Cartão Material Escolar, iniciativa inédita no Estado que possibilita que os itens sejam adquiridos diretamente nas papelarias conveniadas.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Gravataí, Plano Diretor de Drenagem Urbana prevê investimento de R$ 300 milhões

Em Gravataí, Plano Diretor de Drenagem Urbana prevê investimento…

  Adaptando-se às novas realidades climáticas, Gravataí conclui o Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDRU) no…
Feira vai fomentar negócios da Economia Solidária em Gravataí na próxima semana

Feira vai fomentar negócios da Economia Solidária em Gravataí…

  Na próxima segunda-feira (15), haverá a 2ª edição da FeirAí na Prefa, em Gravataí. A ação, que é aberta a…
Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha

Gravataí recebe mais de 400 kits de enxoval do…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), recebeu 464 kits de enxoval…