• Geral
  • 7 de abril de 2021

Bairro de Gravataí ganha ecoponto para o descarte de resíduos

Bairro de Gravataí ganha ecoponto para o descarte de resíduos
Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação

A Prefeitura de Gravataí inaugurou na manhã desta quarta-feira, 7, o Ecoponto Ciprestes, localizado na rua Ciprestes, n° 180, próximo a Escola Estadual Polivalente, no bairro Castelo Branco. A obra, que iniciou durante o governo de Marco Alba, conta com contêineres para o descarte correto dos resíduos e servirá para a destinação de materiais como móveis, eletros e resíduos de podas e de construção civil.

Continua Depois da Publicidade

“Este ecoponto é um exemplo dos próximos três que nós vamos inaugurar na cidade nos próximos dias. Aqui, não é apenas um local para descartar o lixo, é um espaço que terá total gerenciamento de limpeza, de manutenção e de destinação dos materiais ”, afirmou o Prefeito Luiz Zaffalon.

O ecoponto funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, e será gerenciado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) com o intuito de manter a organização, a limpeza e a destinação correta dos materiais ali descartados. De acordo com a SMSU, cada pessoa pode descartar, diariamente, dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação

Conforme a Lei 3.440 de 2013, que regulamenta a limpeza urbana no município, a destinação correta dos resíduos é de responsabilidade do cidadão e o não cumprimento desta medida é passível de multa. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, ressaltou a importância do ecoponto para manter a cidade mais limpa.

“É fundamental a participação da população na limpeza da cidade, e esse espaço vem agregar para que possamos realizar o descarte correto dos resíduos, sem agressão ao meio ambiente, pois tudo que aqui é destinado é separado, acondicionado corretamente e após levados ao destino final correto, e sem agressão ao meio ambiente”, reforçou o secretário.

Continua Depois da Publicidade

Minutos após a inauguração, o morador da rua São Pedro, nas proximidades do local, Alferi Do Val, foi com o seu carrinho de mão levar caliças de obra. “Estávamos ansiosos pra usar o ecoponto. Agora, vamos cobrar das pessoas para que não deixem lixo na rua. O lugar ficou 100 por cento, e estou satisfeito em ser o primeiro a utilizar”, comentou Alferi.

Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…