Com 90% dos leitos covid ocupados, primeira semana de abril apresenta um recuo da doença em Gravataí

Com 90% dos leitos covid ocupados, primeira semana de abril apresenta um recuo da doença em Gravataí
Saída da depuração de anúncios

O anúncio não é exibido na página

post atual: Com 90% dos leitos covid ocupados, primeira semana de abril apresenta um recuo da doença em Gravataí, ID: 36514

Anúncios: Prefeitura - Obras - 2024 (85619)
Localização: Antes do conteúdo 10 (antes-do-conteudo_10)





Encontre soluções no manual
Continua Depois da Publicidade
Ainda em alerta, sistema de saúde de Gravataí deixou de estar 100% ocupado. Foto: Giro de Gravataí

Depois do mês com maior número de mortes pela covid-19 desde o início da pandemia, primeira semana de abril aponta uma queda nos casos graves da doença em Gravataí. Nesta quarta-feira (07), o município está com a ocupação de 90% dos leitos destinados a pacientes com coronavírus preenchida, incluindo todos os serviços de saúde. “Há três semanas, este número ultrapassava os 100%, estamos percebendo uma diminuição na pressão sobre o sistema do município”, analisou o secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca.

Continua Depois da Publicidade

Outro indicador do recuo da doença é a regulação municipal, o serviço que encaminha pacientes das unidades básicas de saúde para os locais com internação. “No mês passado, em alguns dias, chegamos a transferir 10, 20 pacientes. Nesta semana que passou, não foi necessário nenhum encaminhamento. Em todos os locais, estamos percebendo um queda na procura por atendimento, tanto de casos leves, quanto graves”, relatou o secretário.

Régis identifica alguns fatores que contribuíram para a melhora no quadro. “A ampliação de leitos e, principalmente, os cuidados da população, como o distanciamento pessoal, uso de máscara, higienização das mãos”, comentou, completando que a vacinação também já começa a apresentar resultados. “Identificamos uma diminuição nos casos de pessoas com as idades já imunizadas”, completou.

Continua Depois da Publicidade

Entre primeira e segunda doses, o município já aplicou aproximadamente 40 mil doses do imunizante. De acordo com o Ministério da Saúde, Gravataí é a sexta cidade que mais vacinou no Rio Grande do Sul.

Nos primeiros sete dias de abril, o município contabilizou 44 óbitos por conta da doença, chegando a 566 pessoas desde o início da pandemia. Contudo, alguns deste números ainda são referentes a pacientes que faleceram no final de março, mas que o a secretaria recebeu a informação já no início deste mês. O titular da pasta acredita que a média de mortes deve cair ao longo do mês. “Caminhamos para uma redução significativa, tomara que a gente siga nesta linha. Depende de todos, é importante que as pessoas permaneçam realizando todos os cuidados”, projetou o titular da Saúde.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Socorristas voluntários prorrogam campanha “Base Aberta 24h” em Gravataí

Socorristas voluntários prorrogam campanha “Base Aberta 24h” em Gravataí

  A campanha “Base Aberta 24h” do Resgate Anjos do Asfalto, que encerraria nesta quinta-feira (15/5), foi prorrogada até o próximo…
Pensando nas vítimas das enchentes, empresa de Gravataí constrói casa lavável e de rápida montagem

Pensando nas vítimas das enchentes, empresa de Gravataí constrói…

  Há uma rede de solidariedade em todo o país para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Diariamente, surgem…
Para desafogar abrigos de animais, feira de adoção e lar temporário ocorrerá em Gravataí

Para desafogar abrigos de animais, feira de adoção e…

  Muitos animais têm sido resgatados nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Eles também são encaminhados para…