• Geral
  • 5 de fevereiro de 2020

Alunos do Sesi de Gravataí criam projeto sustentável para reduzir desperdício de água e energia

Alunos do Sesi de Gravataí criam projeto sustentável para reduzir desperdício de água e energia
Continua Depois da Publicidade
Equipe de robótica utiliza coletores para captar e reutilizar água da chuva e placas solares para gerar energia nas instalações do SESI da cidade. Foto: Divulgação

Alunos de robótica do Sesi de Gravataí desenvolveram um projeto que utiliza placas solares e coletores de água da chuva para reduzir despesas dentro da própria escola. A iniciativa de tornar o ambiente em que estudam mais sustentável será apresentada durante o Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), que ocorrerá no início de março, em São Paulo. Este ano, os competidores terão que apresentar soluções para melhorar, por exemplo, o aproveitamento energético nas cidades e a acessibilidade de casas e prédios.

Continua Depois da Publicidade

“Utilizamos placas solares para diminuir os gastos com energia. Conseguimos usar essas placas também em locais como academia e pracinhas para as crianças, tudo dentro do SESI. Com isso, a gente também conseguiu recolher energia cinética”, explica a aluna Fernanda Sturza, de 16 anos, uma das integrantes da equipe “Untitled”.

Segundo Guiomar de Souza, professora de matemática e técnica da equipe, Fernanda e os colegas Emelly Padilha, Isaias Barbosa, João Vitor da Silva, Liriel de Souza e Matheus Martins se preocuparam também em mudar hábitos que geram desperdício, como lavar uma calçada por 15 minutos, que consome, em média, 300 litros de água.

Continua Depois da Publicidade

“Eles pensaram: ‘se vou ajudar as cidades, por que não começar pela minha escola?’. A partir daí, elaboraram esse projeto que contemplava a redução nos custos de energia e de água, porque eram problemas que tínhamos na escola. Estávamos extrapolando os gastos com energia elétrica”, afirma. A instalação do painel solar, estima Guiomar, pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz, além de não gerar impactos para o meio ambiente por ser uma energia limpa.

A professora se mostra orgulhosa e conta ainda que os jovens pensaram no projeto a partir de uma aula que tiveram sobre práticas sustentáveis e meio ambiente. “Eles elaboraram com a instalação dessas placas solares, sensores de luminosidade, sensores de presença em lugares que não eram muito acessados a todo momento e coleta da água da chuva, para ser usada nas descargas do banheiro, lavar o pátio da escola e irrigar a horta que a gente tem”, completa Guiomar.

Continua Depois da Publicidade

A competição

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League reúne 100 equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e promove disciplinas, como ciências, engenharia e matemática, em sala de aula. O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens. Todo ano, a FLL traz uma temática diferente.

O diretor de Operações do Departamento Nacional do SESI, Paulo Mol, ressalta que a elaboração dos projetos estimula a autonomia e o trabalho em equipe e contribui para a formação profissional dos alunos. “A questão do empreendedorismo é a base de todo o processo. Nesse torneio, uma das avaliações que é extremamente importante é a capacidade de empreender, de buscar coisas novas, de fazer com que o produto seja desenvolvido”, atesta.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos profissionais da educação

Prefeitura de Gravataí sanciona Lei que prevê gratificação aos…

  A Prefeitura de Gravataí sancionou, na última quinta-feira (4), a Lei da Educação Infantil e da Gratificação para especialistas em…
Em fotos, veja a inauguração da escola que vai atender mais de 200 crianças em Gravataí

Em fotos, veja a inauguração da escola que vai…

  O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, inaugurou nesta quarta-feira (06) a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol.…
Curso de Informática do Senac Gravataí incentiva aprimoramento em robótica

Curso de Informática do Senac Gravataí incentiva aprimoramento em…

  A fim de preparar o aluno para o planejamento, execução dos processos de manutenção de computadores, operação de redes locais…