• Geral
  • 5 de fevereiro de 2020

Risco de racionamento: estiagem e nível do Rio Gravataí preocupam a prefeitura

Risco de racionamento: estiagem e nível do Rio Gravataí preocupam a prefeitura
Continua Depois da Publicidade
Secretário de Governança e Comunicação Social, Luiz Zaffalon esteve no no Centro de Captação de Água de Gravataí. Foto: Douglas Glier Schütz

O aumento das temperaturas e a falta de chuva colocam Gravataí em risco de passar por racionamento de água. Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário de Governança e Comunicação Social, Luiz Zaffalon, se reuniu com o gerente local da Corsan, Ramos Volnei Modinger, e um técnico da companhia para fiscalizar a situação do Rio Gravataí e a situação do serviço de captação de água do município. O encontro ocorreu no Centro de Captação de Água de Gravataí, no bairro Morada Gaúcha

Continua Depois da Publicidade

Zaffalon ressaltou a importância deste tipo de fiscalização na prevenção da falta de abastecimento do município. “Eu venho aqui pessoalmente desde o início de janeiro, quando começaram as altas temperaturas. Queremos providências em relação a captação emergencial com as balsas móveis. As que a Corsan tem estão desativadas a muito tempo. Elas estão tomadas pelo mato, precisamos de novas. Metade da população de Gravataí recebe a água que é captada aqui.”

Segundo Ramos, a lâmina de água do Rio Gravataí está 40 centímetros acima da bomba de captação. Porém, o nível estaria diminuindo entre quatro e cinco centímetros por dia. “Se não chover até domingo, perderemos mais 20 centímetros, sobrando apenas 20 entre a bomba de captação e a lâmina de água”, afirmou o diretor. A previsão do tempo é de sol nos próximos dias e chuvas no sábado e no domingo.

Continua Depois da Publicidade

A prefeitura também lembrou que a população também pode colaborar nara prevenção ao racionamento. Nessa época de pouca chuva, é aconselhável não molhar a grama e os jardins, assim como não lavar carros e calçadas. Pequenos gestos como fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça e ainda desligar o chuveiro enquanto se ensaboa também auxiliam na economia de água.

 

*Com informações da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí já chegou a 6,17m

RS tem 265 cidades atingidas pelas cheias; Rio Gravataí…

  Publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) deste domingo (5/5), o Decreto 57.600 reitera o estado de calamidade pública…
Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima da maior cheia de sua história, em 1990

Rio Gravataí supera os 6 metros e se aproxima…

  Com 6,13m, última medição oficial da Defesa Civil de Gravataí, o Rio Gravataí não para de subir e pode se…
Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva Gravataí; confira fotos do local

Vila Rica é uma das mais impactadas pela chuva…

  Na tarde desta sexta-feira (3/5), o Giro de Gravataí esteve na Vila Rica, um dos bairros atingidos de forma mais…