Ordem de dentro da Pasc e prisões após confronto; a ação da BM que evitou um atentado sangrento no Rincão

Ordem de dentro da Pasc e prisões após confronto; a ação da BM que evitou um atentado sangrento no Rincão
Continua Depois da Publicidade

 

Celular utilizado para ordenar ataque à facção rival. Foto: Delegacia de Homicídios de Gravataí/Divulgação

Uma ação da Delegacia de Homicídios de Gravataí na última semana apreendeu um celular na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Conforme o delegado Eduardo do Amaral, o aparelho estava na cela do líder de uma facção criminosa que atua nos Vales do Gravataí e Sinos. Foi deste celular que o homem teria ordenado que membros de seu grupo fossem para uma missão: conquistar os pontos de venda de drogas no bairro Rincão da Madalena, que por anos foi palco de disputas sangrentas entre bandos da própria região.

Continua Depois da Publicidade

Na noite do dia 23 de novembro de 2019, três criminosos com coletes e armamentos de grosso calibre chegariam nas chamadas ‘bocas de fumo’ e abririam fogo contra os traficantes rivais, dando prejuízo para o comércio de entorpecentes na região e enfraquecendo o poder dos ‘Bico Fino’ – bando liderado pelo traficante Jones Correia Zacouteguy, o Indiana, preso desde 2017.

Entretanto, ao cruzar com uma viatura da Brigada Militar (BM), que durante o patrulhamento desconfiou do veículo, um Renault Symbol clonado, eles empreenderam fuga. Conforme consta no boletim de ocorrência, registrado como tentativa de homicídio aos policiais, dois criminosos iniciaram os disparos contra a viatura.

Continua Depois da Publicidade
Poder dos criminosos chamou a atenção da polícia. Foto: BM/Divulgação

Os brigadianos reagiram, atirando no carro. Muito próximo do Rincão, alvo do grupo, a viatura interceptou o carro, prendendo o trio. Um dos criminosos ficou ferido na ação e foi levado ao hospital. No interior a BM localizou uma carabina 9 milímetros, duas espingardas calibre 12, revólveres, pistolas, munições, coletes, lanternas e miguelitos, utilizados para fugas.

Com o material apreendido, os policiais não tinham dúvidas: a intenção era um ataque a tiros, mas não tinham informações do local aonde o grupo poderia promover o atentado. Dias depois, o homem que ficou baleado durante o confronto acabou morrendo no hospital. Durante as investigações, a Polícia Civil interrogou os outros dois participantes, que confirmaram a ordem de execução do plano.

Continua Depois da Publicidade

“Investigamos como tentativa de homicídio, já que os policiais foram alvos. Ao decorrer das investigações, conseguimos confirmar que a ordem de ataque a região do Rincão teria partido da liderança de uma facção. Ele está preso na Pasc”, confirmou o delegado. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, o criminoso arremessou o aparelho pela janela, que foi recuperado no pátio da penitenciária. Ainda segundo a polícia, o celular passará por uma análise.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…