Alunos do Tuiuti seguem ocupando a escola no quarto dia de paralisação

Alunos do Tuiuti seguem ocupando a escola no quarto dia de paralisação
Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

“Esramos firme e forte aqui!”, assim resume um aluno do primeiro ano que participa da ocupação desde o segundo dia de manifestação contra os problemas estruturais e a falta de professores na Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, em Gravataí. Alojados nas salas de aula do primeiro pavilhão da escola – um dos mais preservados, eles dividem espaço com alguns pais, que também aderiram à paralisação na escola – considerada a segunda maior zona eleitoral de Gravataí, e que atende mais de 1.200 alunos em três turnos na cidade.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Giro de Gravataí/Especial

Completando quatro dias de ocupação nesta sexta-feira (21), os alunos receberam não só apoio dos pais e professores, mas também do comércio do bairro Bonsucesso, que fez a doação de mantimentos para garantir a paralisação deles por tempo indeterminado. Frutas e alimentos não perecíveis foram doados e são armazenados com os demais produtos que chegaram através dos próprios estudantes, que confirmam a desocupação após um documento protocolado e assinado pelo secretário de educação do RS informando o início das obras de manutenção na escola e o compromisso da chegada de novos professores.

Contato com a escola

Segundo professores, a Secretaria de Educação do RS vem mantendo contato com a direção da escola afim de cessas a paralisação. Eles também encaminharam um e-mail informando um prazo para que a escola receba novos professores, resposta que não agradou os alunos. “Sempre deram prazos e nunca foram cumpridos. Só vamos retomar as aulas quando tiver um documento oficial informando a data de início, tanto do começo de atividades dos novos professores e também das obras na escola”, destacou o aluno Victor Melo, um dos responsáveis pela mobilização.

Continua Depois da Publicidade

Com a escola ocupada, professores e funcionários já não são mais impedidos de entrar, mas sem alunos em sala de aula não podem lecionar. Os estudantes se revesam durante o dia e retornam a noite para dormir na escola. Os Professores cumprem normalmente sua jornada de trabalho, permanecendo na escola, e até realizando algumas atividades, como a correção de trabalhos e provas.

Mais

Giro de Gravataí denuncia as condições da escola.

Continua Depois da Publicidade

Alunos impedem a entrada de professores e funcionários da escola no primeiro dia de protesto.

Pais aderem ao manifesto e dormem na escola com os alunos.

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Conheça alguns direitos e recursos disponíveis para atingidos pelas enchentes no RS

Conheça alguns direitos e recursos disponíveis para atingidos pelas…

  As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e deixaram milhares de pessoas desalojadas fizeram o Governo Federal…
Gravataienses ajudam a resgatar cavalos em Esteio e acolhem os animais em sítio na ERS-020

Gravataienses ajudam a resgatar cavalos em Esteio e acolhem…

  Entre tantas demonstrações de solidariedade nos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma é exemplo de persistência.…
Grupo Fazer o Bem busca colaboradores para ação de Dias de Mães em abrigos de Gravataí

Grupo Fazer o Bem busca colaboradores para ação de…

  O nome do grupo informa o lema dos voluntários: Fazer o Bem. Ajudar quem precisa é o propósito para esse…