• Geral
  • 18 de junho de 2019

Alunos impedem a entrada de professores e funcionários em protesto contra problemas na escola

Alunos impedem a entrada de professores e funcionários em protesto contra problemas na escola
Continua Depois da Publicidade
Alunos bloqueiam a entrada de professores e funcionários desde as primeiras horas da manhã – Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Cerca de 300 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti realizam um manifesto desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (18). Segundo eles, o impedimento para a entrada de funcionários e professores é por conta dos últimos problemas que a escola vem enfrentando, desde as questões estruturais, e que já foi notícia no Giro de Gravataí, a falta de professores e por último um decreto que deverá afetar a biblioteca e também o bar da escola.

Continua Depois da Publicidade

Para Marília Silva dos Santos, a atitude dos alunos é correta e busca conscientizar os demais pais para entender que a reivindicação é necessária. “Eu tenho três filhos estudando aqui, e é um absurdo que a escola esteja nesta situação. É hora de mobilizar a todos, e embora haja um bloqueio para que professores e funcionários não entrem, nós sabemos que eles nos apoiam. A escola oferece risco de morte”, ressaltou a mãe que apoiou a manifestação por conta dos alunos.

Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Sem aula

Professores e funcionários ficaram junto com os alunos no lado de fora. Alguns deles comentaram sobre a legalidade da manifestação. “É possível que agora possa ocorrer algum tipo de iniciativa por parte do governo. Os que protestam aqui são os principais prejudicados com todos estes problemas.

Continua Depois da Publicidade

Conforme um dos organizadores da ação, Victor Melo, a manifestação é pacífica e busca chamar a atenção de toda a comunidade escolar. Ele também ressalta a mobilização por parte de seus colegas. “Precisamos fazer isso para que nos deem atenção. Vamos permanecer aqui durante todo o dia. Hoje não teremos aula.

A estudante Kaylany Marqueto, de 16 anos, ressalta o prejuízo para os estudantes com os problemas do Tuiuti. “Por conta do prédio interditado os menores estão tendo aula nas demais salas, impedindo que outros alunos desenvolvam mais atividades, como trabalho áudio visual, apresentações e etc”, disse.

Continua Depois da Publicidade

Até o fechamento desta reportagem os alunos permaneciam em frente a escola. Conforme a organização, eles deverão ocupar a instituição nas próximas horas. Eles planejam realizar rodas de conversa, estudos na biblioteca e oficinas para as crianças, afim de ocupar o tempo livre, mas sem entrar para as salas de aula.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

RS tem alerta de tempo severo e temporais de “grande perigo” nos próximos três dias

RS tem alerta de tempo severo e temporais de…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o estado do Rio Grande do Sul, prevendo condições…
Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos para melhor qualidade de vida

Quase 20% da população de Gravataí, idosos buscam tratamentos…

  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo 2022, indicam que Gravataí possui mais de 265…
André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho, que é pura generosidade

André Valdez | A resiliente timidez de Edu Coelho,…

  “Diga lá, meu coração, conte as histórias das pessoas nas estradas desta vida […]” Ouvindo atentamente a letra da canção…