Tarde de “limpeza” na Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí

Tarde de “limpeza” na Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Viaturas já não estão mais estacionadas em frente a Delegacia de Pronto Atendimento de Gravataí | Foto: Gabriel Siota Ganzer

Foi por volta das 13h30 que a última viatura da Brigada Militar (BM) foi retirada de cima da calçada da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí. Ali, restaram apenas as garrafas, roupas dos detentos e muito lixo. A situação caótica vivida pelo sistema penitenciário, teve início em maio no município. No primeiro registro de custódia nas viaturas em frente a delegacia, dois presos dividiam um carro de polícia e ficaram dois dias detidos, até que fossem liberadas duas vagas nas celas no interior da delegacia. Em quatro meses, a situação se agravou ainda mais com a interdição da Cadeia Pública de Porto Alegre. O último levantamento feito pelo Giro de Gravataí, 38 presos estariam detidos nas celas da delegacia e dentro das viaturas da BM e Guarda Municipal.

Continua Depois da Publicidade

Com as viaturas paradas servindo como celas, os índices de criminalidade na cidade cresceram drasticamente, ocasionando uma série de execuções, orquestradas pelas facções que disputam as zonas de tráfico de drogas na cidade. Com esse descontrole, os índices de assaltos a pedestres e roubos de veículos também dispararam no município. No mesmo dia do atentado a tiros na Morada do Vale II, que vitimou duas pessoas e deixou 33 feridas, o prefeito Marco Alba reuniu a cúpula da segurança pública e decidiu uma série de medidas para frear a criminalidade na cidade.

No outro dia, providências

Continua Depois da Publicidade

Reunido com o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, Marco Alba apresentou as medidas a serem tomadas para que o município conseguisse estancar a violência na cidade. Apenas dois dias após o pedido do prefeito Marco Alba, as tropas se apresentaram em frente à prefeitura para reforçar o policiamento e iniciar uma série de ações ostensivas em bairros com altos índices de tráfico de entorpecentes e homicídios.

Além do pedido de reforço do policiamento, o prefeito também solicitou uma medida emergencial quanto aos presos que se aglomeravam dentro de viaturas em frente à delegacia. As condições de higiene, também afetavam diretamente os policiais que faziam a custódia dos detentos. No último domingo (29), Schirmer informou o remanejo de todos os presos detidos em delegacias, para o o presídio de Canoas, oque foi comemorado com vitória em Gravataí, já que a delegacia do município era tida como a segunda pior do estado no quesito superlotação, perdendo apenas para a DPPA de Canoas.

Continua Depois da Publicidade
Prefeito Marco Alba após a reunião com a cúpula da segurança no município | Foto: Gabriel Siota Ganzer

Os movimentos do governo municipal diante da situação 

O Secretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública, Coronel Flávio Lopes, enalteceu as medidas e também a coragem do governo municipal em ir atrás de uma solução para frear a guerra entre as facções instaladas no município.

Continua Depois da Publicidade

”Após o atentado a tiros na Morada do Vale, no qual atingiu diversas pessoas inocentes, nos reunimos e decidimos, por intermédio do prefeito Marco Alba, buscar alternativas e reforços para a área da segurança no município, pois as facções estavam se confrontando sem nenhum tipo de premissa. De imediato, o prefeito conseguiu o reforço do policiamento. O segundo passo era aliviar a situação das delegacias, e foi essa nossa conquista, anunciada pelo secretário Schirmer. Sabemos que a medida foi em toda a região metropolitana, mas com toda a certeza, iniciamos aqui esse movimento para melhorar a segurança em Gravataí e no estado”, contou Flávio.

Gravataí se prepara para receber reforço de guerra contra a criminalidade

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…