Nando Rocha | As primeiras impressões de Portugal

Nando Rocha | As primeiras impressões de Portugal
Continua Depois da Publicidade

As primeiras impressões de Portugal são as melhores possíveis. Ainda sentimos muito a falta da família, atenuada pelas constantes ligações de vídeo (a internet é demais nesse sentido). Estamos naquela fase natural de todo brasileiro que tinha uma vida confortável no país e arrisca uma aventura no desconhecido, com uma vida começando quase do zero, poucos amigos, sem carro, casa menor, falta de estabilidade financeira, etc, etc e etc (e mais um pouco de etcetera pelos pormenores dos primeiros dias, imprevistos e corrida maluca atrás de toda documentação necessária).

Continua Depois da Publicidade

Mas isso era calculado. O que não fazia parte do meu imaginário e me parece um tanto surreal é poder andar na rua a hora que for (literalmente, incluindo madrugada e amanhecer do dia) sem medo de perder o celular, a carteira, a vida. Os portugueses são diretos e literais. Dificilmente vão dar um jeitinho. E isso é bom. Mas também pode ser ruim. Nós, brasileiros, somos solidários (olhando pelo lado positivo) e extremamente conectados uns com os outros. E, novamente, isso pode ser bom. Mas também pode ser invasivo. E isso é ruim.

Portugueses são independentes. É meio que cada um por si. Exceto as senhorinhas. Elas são um amor. Caminham bastante, tomam sol nas praças e estão sempre prontas a puxar uma conversa. Adoram crianças e, pasmem: brasileiros. Nunca vi um ar de discriminação ou reprovação quando dissemos que somos brasileiros. Bem pelo contrário.

Continua Depois da Publicidade

Moro numa cidade de 37 mil habitantes que tem uma Universidade com cursos de Mestrado e Doutorado. Inimaginável no Brasil. O acesso ao estudo é muito facilitado em terras lusitanas e talvez isso explique o porquê eu nunca encontrei um policial caminhando nas ruas e mesmo assim me sinto seguro.  Eu vi uma viatura da polícia em vinte dias e eles estavam de boas fazendo um lanche. Nós moramos na parte antiga da Covilhã, num lugar onde é carinhosamente chamado de Pelourinho. São pequenas ruelas embelezadas por arte urbana, grandes luminárias, piso e paredes de pedras. Ruas e ruas assim. Apertadinhas e aconchegantes.

Já voltei para casa à meia-noite em dia de semana e os portugueses ainda se amontoam em barzinhos à luz da lua sem a menor preocupação. Encontrei três farmácias na cidade. E olha que tenho feito uma base de 10km por dia caminhando. Conheci quase todos os cantinhos de Covilhã. E, diferente de Gravataí, onde as farmácias se acumulam em cada esquina, temos que caminhar bastante para encontrar uma. Talvez as pessoas adoeçam menos. Coincidência ou não, esses dias parei para olhar um poste na rua. E olhei outro e outro. E não achei fio.

Continua Depois da Publicidade

Fui me informar e toda fiação é subterrânea. Assim como o tratamento da água e esgoto. Água tratada, menos doenças. Os postes e as farmácias talvez sejam causa e consequência. Menos fios, menos farmácias, menos doenças. Sigo daqui amando o Brasil e tentando, mentalmente, aplicar cada ideia de novo mundo no nosso país, mesmo que talvez isso nunca saia do meu imaginário. Nós merecíamos caminhar livres pela rua, ter mais acesso à educação e não viver na ditadura da violência urbana que impera no nosso país. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí deve receber cerca de 100 novos empregos com o Mercado Público

Gravataí deve receber cerca de 100 novos empregos com…

  O Mercado Público de Gravataí, que está em fase de conclusão, promete se tornar um novo centro de emprego na…
Shows, entradas e atividades; o que você precisa saber sobre o Rodeio do Mercosul de Gravataí

Shows, entradas e atividades; o que você precisa saber…

  O 26º Rodeio Internacional do Mercosul, um dos principais eventos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, ocorrerá de 4 a…
Dois homens são presos com carro roubado em Gravataí

Dois homens são presos com carro roubado em Gravataí

  Dois homens foram presos pela Brigada Militar (BM) de Gravataí após serem flagrados com um veículo roubado. O caso foi…