• Geral
  • 26 de dezembro de 2019

Na noite de Natal, o amor também esteve nos abrigos de Gravataí

Na noite de Natal, o amor também esteve nos abrigos de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

Os dias 24 e 25 de dezembro são de confraternização, amor e carinho. Dias de estar com quem se gosta, família e amigos. Dias de reflexão e de bons sentimentos. Nesta véspera do Natal, muitos de nós ficamos entre os nossos, celebrando a vida, em uma linda ceia e com uma árvore repleta de presentes. Assim também foi nas cinco casas abrigo administradas pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS).

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Douglas Glier Schütz

Atualmente, o serviço destinado a atender crianças e adolescentes sob medida protetiva de acolhimento, conforme o artigo 98 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), oferece a 64 jovens: moradia temporária, escola, acompanhamento médico, atendimento psicológico e de assistência social e outros atendimentos necessários, que compõem a rede socioassistencial. Para que o Natal destas crianças e jovens fosse o mais próximo do que se tem em uma casa familiar, os abrigados fizeram cartinhas para o Papai Noel pedindo presentes, kits de material escolar e ainda kits de higiene.

Um do adolescente de 16 anos, atendido no serviço, revelou que o que mais queria no Natal era um ambiente harmônico para passar a noite com os irmãos. “Meus natais em casa sempre foram tumultuados, de briga, de confusão. Já desejei muito estar sozinho neste dia, mas aqui, acredito que tudo será diferente. Estou até acreditando que posso ganhar algo e que meus irmãos também terão um presente. Será muito bom.”

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Douglas Glier Schütz

Já um menino de 5 anos, revelou sua expectativa, ao colocar as bolinhas de Natal no pinheirinho da casa e o ver repleto de pacotes. “Aqui moram muitas crianças, mas acho que o Papai Noel recebeu a cartinha de todos. Eu quero ganhar um boneco”, lembrou ele.

Já outro jovem de 16 anos, brincou que por ter se comportado muito bem e passado para o 3º ano do Ensino Médio, deverá ser lembrado pelo Bom Velhinho. “Esse vai ser o meu primeiro Natal aqui na casa e a expectativa é grande, porque quem já passou aqui diz que é muito bom. A única coisa que quero é que este natal seja o melhor para todo mundo que mora comigo aqui.”

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Douglas Glier Schütz

Coração que transborda amor

Coordenadora de um abrigo há 10 anos, Gislaine Freitas se emocionou ao falar dos preparativos das festas de final de ano. “Aqui são muitos sentimentos que se misturam. Muitos sentem a falta da passagem destas datas com a família, mas ao mesmo tempo, se sentem amados, lembrados e podem viver um momento de alegria e confraternização aqui no serviço de acolhimento.”

Ela lembra que tudo é preparado com carinho e que monitores passam as datas com eles, como em uma verdadeira família. “Quem está com eles sente algo forte. Aqui é a extensão da nossa família e tenho certeza que muitos que aqui trabalham, assim como eu, gostariam de passar as festas com os seus entes queridos e com eles. Estas crianças e adolescentes fazem parte das nossas vidas como se nossos fossem. Aqui, não só no Natal, mas em todos os dias do ano, ganhamos amor em dobro.”

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Douglas Glier Schütz

Parcerias fazem o Natal ser especial

Segundo a diretora da Proteção Social Especial da SMFCAS, Margarete Farias, as crianças e adolescentes quando chegam aos abrigos, normalmente já trazem uma história de vida marcada pela negligência, abandono, violência sexual, física e psicológica. Nos abrigos os acolhidos ficam aos cuidados de cuidadores que auxiliam na elaboração e no mantimento de uma rotina saudável, para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, zelando e respondendo pela preservação da integridade física e psicológica dos acolhidos através da manutenção de um vínculo afetivo e ético, como preconiza o ECA e as orientações técnicas para o Acolhimento Institucional.

Visando propiciar um momento especial no Natal para as crianças, a secretaria através de parceiros como o poder judiciário, o Ministério Público, empresas da cidade e a comunidade, promove o apadrinhamento de cartinhas que as crianças escreveram para o Papai Noel, garantindo que a árvore de Natal de cada abrigo esteja repleta com presentes para todas as crianças. “Assim, só temos a agradecer a todos que contribuíram, de alguma forma, para que estes jovens tenham um momento de fraternidade e amor.”

Continua Depois da Publicidade
Fotos: Douglas Glier Schütz
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…