Hoje tem audiência pública para discutir a saída da Pirelli de Gravataí

Hoje tem audiência pública para discutir a saída da Pirelli de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Foto: Pirelli/Divulgação oficial/Reprodução

Foi no final da tarde do dia 14 de maio que a administração da multinacional, Pirelli, em Milão, comunicou a expansão de sua fábrica em Campinas, ordenando o fechamento da unidade de Gravataí. A notícia, antecipada pelo Giro de Gravataí minutos depois do anúncio oficial, pegou não só os funcionários de surpresa, mas também o governo municipal, que demonstrou preocupação com o impacto financeiro que a saída ocasionará.

Continua Depois da Publicidade

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha de Gravataí, além dos 900 funcionários diretos, outras 300 pessoas devem ser afetadas indiretamente com o fechamento da fábrica na cidade, situação que mobilizou os vereadores de Gravataí para a criação de uma frente parlamentar.

Conforme o proponente, Dimas Costa, a audiência busca discutir as saídas para minimizar os impactos das demissões dos quase mil trabalhadores. Ele também avaliou a empresa como “intransigente” ao ordenar o remanejo das operações para São Paulo.

Continua Depois da Publicidade
Vereadores reunidos na Casa Civil/ Foto – Dyessica Abadi/CMG

No dia 21 de maio, acompanhados do presidente da Câmara de Gravataí, Clebes Mendes, os vereadores Dimas Costa (PSD), Paulo Silveira (PSB) e Roberto Andrade (PP), e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Borracha de Gravataí, Flávio de Quadros, estiveram na Assembléia Legislativa buscando apoio para lutar contra a saída da empresa.

“Estamos empreendendo esforços para lutar pela permanência da empresa, através da Frente Parlamentar em Defesa da Pirelli em Gravataí, que conta com vereadores de diferentes partidos. Estamos unidos por essa causa”, afirmou na ocasião Clebes, e que no mesmo mês também participou de uma reunião com o chefe da Casa Civil do RS, Otomar Vivian.

Continua Depois da Publicidade

A audiência acontece às 14h desta segunda-feira (24), no Plenário José Mariano Garcia Mota, na Av. José Loureiro da Silva, 2795.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí; entenda

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…