Gravataí mapeada e monitorada 24 horas por dia

Gravataí mapeada e monitorada 24 horas por dia
Continua Depois da Publicidade

 

Foto: Paulo Oliveira | Prefeitura Municipal de Gravataí

O compromisso da Prefeitura com a segurança, embora seja responsabilidade do Estado, foi reforçado nesta terça-feira, 9, com o anúncio feito pelo prefeito Marco Alba da instalação de 318 de câmeras de vigilância em diversos pontos da cidade, iniciando pelas escolas da rede municipal de ensino. Durante o evento, que ocorreu na EMEF Antônio Aires de Almeida, o prefeito também comunicou a implantação da Central de Videomonitoramento junto à Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp).

Continua Depois da Publicidade

Segundo o chefe do Executivo, além das escolas, receberão os equipamentos de segurança todos os postos e serviços de saúde do município, além de praças, cruzamentos, avenidas e locais públicos com grande circulação. As câmeras deverão auxiliar na prevenção e repressão da violência, proporcionando mais segurança aos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.Além da Smasp, a Secretaria da Educação também terá uma central para monitorar todas as imagens das câmeras instaladas nas 75 escolas da rede.

“Estamos superando desafios históricos, como o agudo endividamento da Prefeitura – nos últimos cinco anos foram pagos mais de R$ 250 milhões de dívidas herdadas –, para que possamos investir naquilo que é uma das grandes demandas da população, a segurança pública. Temos trabalhado em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil, mas estamos indo além, investindo em equipamentos e em novos agentes municipais, que diariamente servem a comunidade, com a Patrulha Comunitária”, afirmou o Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade

As câmeras de segurança são um complemento a uma série de ações já executadas também no âmbito da Educação, que assim como a Saúde e a Assistência Social sempre foram focos da atual gestão. “Há cinco anos não havia uniformes nem modelo pedagógico, muito menos Patrulha Escolar, vigias e gradil de concreto cercando as escolas. Eram mil professores a menos na rede municipal de ensino”, observou. “Fizemos o que não existia, com menos recursos em caixa, por conta do passivo de dívidas que herdamos, em meio a maior crise econômica da histórica, mas mesmo assim investimos naquilo que é uma necessidade da população, a segurança”, concluiu.

Foto: Paulo Oliveira | Prefeitura Municipal de Gravataí

A vice-diretora da escola, Quelen de Souza Almeida, fez um agradecimento especial em nome da escola e da comunidade. “Ficamos extremamente satisfeitos com o cumprimento desta que foi uma promessa feita para nós e que hoje se concretiza. Esta é uma comunidade em zona de risco. Só no ano passado tivemos mais de dez episódios de roubo em nossa escola. Com as novas câmeras, alunos e professores poderão estudar muito mais tranquilos, pois estarão protegidos”, destacou. Já a secretária da Educação, Sonia Oliveira, classificou o momento como “significativo”, tanto para a proteção dos alunos, pais e professores, quanto do patrimônio público das escolas.

Continua Depois da Publicidade

O secretário para Assuntos de Segurança Pública, coronel PM Flávio Lopes, lembrou que, ao iniciar a segunda gestão, a primeira medida do governo foi a nomeação de 41 novos guardas oficiais, que estão em treinamento para integrar o efetivo, e totalizarão em breve 200 agentes. “A instalação das câmeras e da Central de Videomonitoramento já estava prevista e engloba o plano de governo na área da Segurança”, comentou. O vereador Clebes Mendes falou em nome da Câmara de Vereadores, observando que este é mais um investimento do governo que retorna em serviços para a população. “Sinto-me orgulhoso de participar deste ato que prioriza a vida e a integridade das pessoas”, disse.

Trabalho com planejamento gera resultados

Continua Depois da Publicidade

Em abril do ano passado, a Prefeitura anunciou a implantação de uma rede de fibra ótica de 300 km, que permite a comunicação interligada e a instalação das câmeras em prédios e áreas públicas da cidade. “Finalizada esta etapa, iniciamos a instalação das mais 300 câmeras de segurança com captação de imagens 24 horas por dia, em alta definição. Todos esses equipamentos funcionarão interligados e serão supervisionados através da Central de Videomonitoramento”, reiterou o prefeito Marco Alba.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí; entenda

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…