Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Geral

Gravataí é destaque no Programa Bebê Saúde

Publicado

-

Pela segunda vez a Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi reconhecida com o prêmio Salvador Celia 2018, categoria Visitadores do Bebê Saúde/Primeira Infância Melhor, concedido pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu no encerramento do 12º Seminário da Primeira Infância, realizado nesta segunda-feira (26), na Casa da Música da Ospa, em Porto Alegre. Com o tema “Primeira Infância Melhor – 15 anos de histórias”, o evento integrou as atividades da Semana do Bebê, promovido pelo governo do Estado.

O trabalho apresentado por Gravataí foi desenvolvido pela estagiária e estudante do quinto ano de Nutrição Fabiana Borges dos Santos. Relatou o caso de uma paciente surda, mãe de um bebê recém-nascido, que não conseguia se comunicar com os profissionais de saúde devido à sua deficiência.Sem parentes ou família no Rio Grande do Sul, ela recebeu atendimento na UBS Centro, onde foi acionada a equipe do programa Bebê Saúde e PIM.

Aí entrou em cena a visitadora Fabiana, que fala a língua dos sinais e há cerca de um ano faz acompanhamento da mãe e do bebê. A mãe havia sido diagnosticada com“psicose puerperal” e buscava ajuda para melhor cuidar do filho.  “A mim coube o papel de ser a sua rede de apoio, sua comunicação e seus ouvidos, e ela se reergueu, emponderou-se, lutou e reorganizou a sua vida”, contou Fabiana.

Foto: Secretário da Saúde, Jean Pierre, a estagiária Fabiana Borges, a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba e a nutricionista Liane Fani Pinto.

O Bebê Saúde, criado em 2013 em Gravataí, que hoje atende 230 famílias, em parceria com o programa Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Estado, teve o apadrinhamento e principal incentivadora a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba. “Estão todos de parabéns por mais essa conquista, que também já havia ocorrido em 2016, porque é o reconhecimento de um trabalho que tem reflexos altamente positivos para toda a vida dessas crianças”, ressaltou Patrícia. O alvo principal do programa são as crianças de zero a três anos, além de gestantes e bebês em situação de saúde especial.

A coordenadora do Bebê Saúde, a nutricionista Liane Fani Pinto, explica que as famílias são acolhidas a partir da rede de saúde, que também envolve serviços da Secretaria Municipal da Família, Cidade e Assistência Social (SMFCAS). “Trabalhamos basicamente com a vinculação da família, com os cuidado com a criança, proximidade com a Unidade de Saúde, melhora da qualidade de vida”, observou. O programa também faz o acompanhamento de gestantes, fazendo com que essas mães tenham um cuidado maior, elevando o índice de amamentação.

“O cuidado da Prefeitura de Gravataí com os pequenos envolve muito carinho, atenção e informação para orientar e criar as melhores condições possíveis para o seu pleno desenvolvimento”, salientou o secretário de Saúde e também procurador geral do Município, Jean Torman. “Trabalha-se com ênfase na prevenção e na promoção da saúde, gerando uma melhor qualidade de vida”, destacou.

*Com fotos e informações da Prefeitura Municipal de Gravataí 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias