• Geral
  • 8 de outubro de 2019

Estudantes de Gravataí vão representar o Brasil em torneio de matemática na China

Estudantes de Gravataí vão representar o Brasil em torneio de matemática na China
Continua Depois da Publicidade

Os estudantes do primeiro ano Gustavo dos Santos Mendes e Luís Gabriel Figueiredo Gomes; do segundo ano, Pedro Henrique Ferreira Pereira e Arthur Matias Graeff; e do terceiro ano Cecília Hernandez Alvarez e Amanda Petter, todos alunos da Escola Sesi de Ensino Médio, localizada no bairro Bonsucesso, em Gravataí, comemoram o desafio que terão no outro lado do mundo.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Os seis gravataienses serão os representantes do Brasil na competição. Foto: SESI/Divulgação

Isso porque os estudantes foram selecionados para o 10ª World Mathematics Team Championship, que será realizada em Beijing, na China, de 21 a 25 de novembro. A conquista veio depois dos resultados obtidos nas etapas estadual e nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteira (MSF), na qual receberam medalhas de bronze e prata.

A professora de matemática, Guiomar de Souza, que vai acompanhar a turma na estadia chinesa, destaca o resultado. “É uma grande conquista para uma escola com apenas três anos de existência. É uma das provas de que a metodologia inovadora aplicada traz resultados”. Os próprios estudantes percebem mudanças no aprendizado. A jovem Amanda, do terceiro ano, sempre teve dificuldades na área de exatas e ressignificou o aprendizado depois de entrar na escola. “A união de diferentes matérias para a resolução de problemas contribui para que eu realmente compreenda”, reflete a estudante.

Continua Depois da Publicidade

Além dos conhecimentos em matemática, as aulas de língua estrangeira, especialmente o inglês, foram levados em consideração para a classificação. A metodologia de ensino é sustentada em projetos de pesquisa ativa, busca o desenvolvimento integral do estudante e a construção de competências e habilidades necessárias ao Mundo do Trabalho.

“Temos um trabalho totalmente pautado no ‘aprender fazendo’, com laboratórios, salas ambiente, trabalhando a gameficação, que é a capacidade de transportar para jogos assuntos que são importantes para o jovem pensar e refletir, aproveitando e reconhecendo sua necessidade de se movimentar”, explica a gerente da área de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier. O currículo é 50% voltado para Matemática e Ciências da Natureza, 30% para Linguagens e 20% para as áreas de Humanas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

Prefeitura inaugura hoje o Novo Centro Psicossocial de Gravataí

  A Prefeitura de Gravataí inaugura hoje, sexta-feira (26), o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS…
Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego em Gravataí

Com três empreendimentos, construtora abre novas vagas de emprego…

  Considerada uma das mais renomadas construtoras do Estado, com mais de 40 anos de atuação na Região Metropolitana, a Baliza…
Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80 anos

Morre Albino Manique, o Mestre da Gaita, aos 80…

  Nesta quinta-feira (25), o tradicionalismo se despediu de Albino Manique, renomado músico natural de São Francisco de Paula. Aos 80…