Como a prefeitura de Gravataí pretende reduzir os acidentes na chamada “Curva do Bigode”

Como a prefeitura de Gravataí pretende reduzir os acidentes na chamada “Curva do Bigode”
Continua Depois da Publicidade
Trecho da chamada “Curva do Bigode” é tido como o mais perigoso do município | Foto: Divulgação

Um dos trechos mais polêmicos e fatais da cidade está em pauta novamente. Foi na “Curva do Bigode”, na altura da parada 74, da Dorival de Oliveira, que o jovem Huriel Santos, perdeu o controle do veículo que dirigia e colidiu com um poste, no sentido centro/bairro, na madrugada da última sexta-feira (24). Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Sua companheira, Raquel Moro, de idade não informada, foi socorrida e segue em estado grave no hospital.

Continua Depois da Publicidade

Foram diversas as mensagens de apoio a família e também o alerta de moradores e condutores que diariamente utilizam do trecho. Muitos comentaram que a imprudência é o principal motivo para as mortes no local, mas outros pedem medidas mais eficazes para diminuir os índices de acidentes na rodovia.

Foto: Reprodução | Divulgação

Nossa reportagem conversou com o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Alison Silva. Conforme ele, um projeto já estava sendo realizado em 2015 com medidas de prevenção no trânsito, principalmente nas vias de maior fluxo. No entanto, devido o término de outras vias da cidade, o estudo teve que ser modificado, e está sendo concluído.

Continua Depois da Publicidade

“Nós tínhamos os dados completos de um levantamento, mas devido as últimas obras nas vias da cidade, o fluxo de veículos acabou aumentando. Outras vias nem constavam dentro do levantamento de 2015, por isso, nós já estamos em processo de atualização, para contemplar as demais vias da cidade e trazer o máximo de segurança aos condutores.”, falou Silva.

Em 2016, o município registrou 16 acidentes com morte em vias municipais. Oito delas foram na Dorival de Oliveira, principal rodovia de acesso da cidade. O secretário, que recentemente assumiu a pasta de mobilidade na cidade, afirma que o planejamento será feito sempre a partir da prevenção, com campanha que possam conscientizar os condutores, utilizando dos mais diversos recursos, incluindo as redes sociais. Ainda conforme ele, as ações de educação no trânsito já estão inseridas nas escolas municipais, para que desde cedo as crianças aprendam a importância de serem prudentes ao volante.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Paulo Oliveira | Divulgação

Mesmo sem dar uma data específica, o governo municipal prevê que em 2018 já possa ser colocada em prática as medidas a serem tomadas para diminuir os índices de acidentes no município, principalmente na “Curva do Bigode”. Alison garante que o mais viável a ser feito é a instalação de um controlador de velocidade no trecho da Dorival, assim, trazendo mais segurança para os pedestres; fazendo referência ao fluxo de alunos que estudam na Instituição que fica às margens da via. Ele também não descarta a possibilidade de intensificar os radares móveis naquele trecho.

“O novo projeto que está sendo estruturado pela secretaria e prevê a instalação de um radar para impor um limite de velocidade aos condutores. Não estamos preocupados com qualquer tipo de arrecadação que isso vai gerar para o município, caso colocamos um radar móvel também, mas sim, a segurança dos condutores. É muito triste acordar pela manhã e ver que mais uma pessoa perdeu a vida em decorrência de acidentes de trânsito. Precisamos conscientizar os motorista e trazer estas alternativas para melhorar o trânsito de nossa cidade, finalizou Alison.

Continua Depois da Publicidade

Vereador também sugeriu idéias 

Nesta última terça-feira (28) o vereador Bombeiro Batista foi até a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana onde entregou ao secretário um ofício sobre a reivindicação de moradores e comerciantes em instalar um Guard Rail na região da parada 74. De acordo com o vereador, devido aos altos índices de acidentes no local, inclusive com vítimas fatais, se faz necessário a colocação destes Guard Rail’s tanto nos dois lados da via como no canteiro central para evitar acidentes brutais que ali ocorrem. 

Continua Depois da Publicidade

“Sabemos que a imprudência é o maior responsável pelos acidentes, mas a instalação destes Guard Rail’s favorece quem respeita a sinalização e a velocidade permitida na via, pois serão protegidos daqueles que não o fazem. Portanto e por assim dizer, salvar a vida também daqueles que infringem a lei”, contou Batista.

Vereador Bombeiro Batista e o Secretário de Mobilidade Urbana, Alison Silva | Foto: Reprodução
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra a dengue

Gravataí e Cachoeirinha vão receber doses da vacina contra…

  O Rio Grande do Sul deve receber, nos próximos dias, um lote de 126.132 doses de vacina contra a dengue, que serão distribuídas…
Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de Empreendedores

Instituições de Gravataí apoiam realização do 1º Encontro de…

  Neste sábado (27/4), a partir das 16h, será realizado o 1º Encontro de Empreendedores em Gravataí. A ação ocorrerá na…