Voluntários de Cachoeirinha e região realizam missão na África

Voluntários de Cachoeirinha e região realizam missão na África
Continua Depois da Publicidade
Onze voluntários da ONG Cacemar estão em Burkina Faso desde dezembro. Foto: Divulgação

Onze voluntários do Centro de Acolhimento Casa Esperança e Missão Refúgio (ONG Cacemar) estão em Burkina Faso, na África, compartilhando conhecimento, amor, fé e esperança com a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social. O grupo reúne jovens missionários de Cachoeirinha, Canoas, Esteio e outras cidades de Santa Catarina, Paraná e Bolívia.

Continua Depois da Publicidade

A equipe embarcou para o país africano em dezembro, poucos dias antes do Natal. A previsão de retorno para o Rio Grande do Sul é 10 de fevereiro. Segundo Jeferson da Silva, morador de Cachoeirinha e um dos coordenadores da Cacemar, esta é a quarta “Expedição Let’s go to Africa”, cuja base fica na cidade de Bobo-Dioulasso. As ações voluntárias procuram contemplar as áreas de maior carência nas comunidades atendidas, que são saúde e educação.

Parte do público atendido pela ONG é composto pelos “garibous” (crianças escravizadas) e mulheres que estão em extrema pobreza. Nesta edição, atividades em novos segmentos estão sendo desenvolvidas, devido às atuações profissionais dos voluntários. Há oficinas de música, dança, eletrônica e aulas de Português para quem está terminando a escola e pensa em tentar cursar o ensino superior no Brasil.

Continua Depois da Publicidade

“A música, a dança e os workshops de eletrônica têm sido surpreendentes, por serem trabalhos novos e haver uma resposta muito rápida das pessoas que recebem o serviço. Isso tem nos deixado extremamente felizes”, conta Jeferson, que participa da missão ao lado da esposa, Kamila.

Ações sociais são realizadas na cidade de Bobo-Dioulasso. Foto: Divulgação

“Os workshops têm dado a possibilidade de uma profissão para os jovens em busca de trabalho. Apesar do ritmo musical estar muito presente na vida do povo Burkinabè, eles estão tendo contato com ritmos totalmente diferentes do que estão acostumados, e tem sido incrível. Já na música, o contato com instrumentos que nunca viram, como violino, flauta e sino, tem deixado as crianças com quem trabalhamos com os olhos brilhando”, destaca o coordenador da ONG.

Continua Depois da Publicidade

Conforme Jeferson, um dos sonhos do pastor Mamadou Kologo, que fundou a Cacemar em 2001, é criar uma orquestra em Bobo-Dioulasso e, quem sabe, “fazer dela a maior do continente africano”.

As expedições Let’s go to Africa geralmente são promovidas no período de férias de verão. Contudo, a equipe avalia a possibilidade de realizar missões com menor duração e no inverno. Para participar, os voluntários passam por um processo seletivo. A estimativa é de que até fevereiro seja lançado o edital para a próxima edição. Após as inscrições, são feitas entrevistas com os candidatos. No Instagram do projeto é possível acompanhar detalhes do trabalho missionário e da seleção.

Continua Depois da Publicidade
Oficina de música encanta as crianças. Foto: Divulgação
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

ONG recebe inscrições de voluntários de Gravataí e Cachoeirinha para missão na África

ONG recebe inscrições de voluntários de Gravataí e Cachoeirinha…

  Se você pratica o voluntariado, tem disponibilidade para participar de projetos sociais fora do país e, principalmente, muita disposição para…
Voluntários de Gravataí e Cachoeirinha podem se inscrever para missão na África

Voluntários de Gravataí e Cachoeirinha podem se inscrever para…

A quarta Expedição Let’s go to Africa, promovida pelo Centro de Acolhimento Casa Esperança e Missão Refúgio (ONG Cacemar) em Burkina…