Giro Colorado | Projeto precisa ser revisto com urgência ou o vexame poderá ser histórico

Giro Colorado | Projeto precisa ser revisto com urgência ou o vexame poderá ser histórico
Continua Depois da Publicidade
Foto: Ricardo Duarte/Inter

Não sou profeta, também não acredito que pessoas tenham poderes de prever o futuro, mas vou dizer algo que provavelmente vai acontecer. Quando acabar o Campeonato Brasileiro, o campeão terá vencido o Sport em sua casa e terá, no mínimo, empatado com o Fortaleza fora. Não é difícil fazer esta projeção. Embora seja normal ver os times da ponta cometendo um ou outro deslize, o vencedor costuma vencer os times mais fracos em seus domínios e dificilmente é derrotado por essas adversários quando viaja.

Continua Depois da Publicidade

Bom, então estou dizendo que o Inter não será campeão? Não, mesmo não acreditando no título. O que quero dizer é que o projeto em andamento no Beira-Rio precisa ser revisado com urgência. O plano de Alessandro Barcellos e seu grupo tem muitos pontos positivos. Além do aproveitamento da base, a proposta de ter um mesmo pensamento desde a formação dos jogadores até o time principal me parece excelente. A ideia de enxugar as despesas não pode nem ser discutida, é uma necessidade.

O ponto que precisa ser repensado é a estratégia para tornar o Inter protagonista. Existe o entendimento na Padre Cacique que para ser protagonista, um time precisa ser propositivo. Não vejo isso como uma verdade absoluta, mas se o desejo é ver um Colorado Campeão e atacando os adversários, me serve.

Continua Depois da Publicidade

Entretanto, o Jogo de Posição, tão pregado por alguns, não é o único modo de ser propositivo. O Flamengo do Jorge Jesus, melhor time das Américas na década, não jogava assim. O Santos mágico de 2011, também não. Podemos ser agressivos sem a necessidade desta filosofia de jogo tão revolucionária.

Enquanto escrevia a última linha, tomávamos gol de Wellington Paulista. O quinto da derrota vergonhosa para o Fortaleza. Talvez, quando alguns estiverem lendo este texto, Miguel Ángel Ramírez não seja mais o treinador colorado. Pois bem, não adiantará trocar o treinador sem mudar este projeto. O aclamado futebol de posição demanda tempo para a adaptação. Talvez a nossa diretoria não tenha percebido, não temos tempo.

Continua Depois da Publicidade

Já perdemos o Estadual, estamos na Libertadores, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Precisamos reagir o mais rápido possível. Sem ser alarmista, quero lembrar que um quarto dos doze grandes do Brasil está na Série B neste momento. E não é absurdo acreditar que não voltem à elite no próximo ano. Ninguém quer ver o Inter tomar este caminho novamente, mas então, é preciso entender o que este grupo pode nos dar.

Quando falo do grupo, não acredito que seja um elenco fraco, mas precisamos entender as características de quem entra em campo com a camisa do Inter. O modo de jogar, precisa ser de acordo com o que os nossos atletas podem oferecer. Já mencionei aqui, os melhores momentos do Inter nos últimos cinco anos foram com Rodrigo Dourado, Edenílson e Patrick iniciando o meio.

Continua Depois da Publicidade

“Ah, mas três volantes é muito reativo”, alguém poderá dizer. Quero lembrar que vencemos a América pela segunda vez com um meio que começava com Sandro, Guiñazu e Tinga. Aquele time jogava retrancado? Durante décadas, Abel Braga teve o rótulo de ser muito ofensivista. Pois bem, quando chegou ao Beira-Rio no ano passado, retomou o tripé lançado por Odair. Por quê? Teria Abel virado um retranqueiro? A mim, parece muito mais que ele entendeu as principais características do grupo que comandava.

Se o Inter não entender quais são as suas possibilidades, as características de seu time, derrotas como a de hoje farão parte da nossa rotina e a desgraça poderá ser ainda maior.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove ação de Páscoa 

Em Cachoeirinha, grupo social do time Onze Unidos promove…

  O Grupo Social Onze Solidário, ligado ao Grêmio Esportivo Onze Unidos, irá realizar uma ação de Páscoa com foco nos…
Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças em Cachoeirinha

Onze Unidos promove ação solidária para presentear 500 crianças…

  Com objetivo de fazer mais de 500 crianças felizes, o Grupo de Ação Social Solidária do Onze Unidos promove uma…
Giro Colorado | E se chama Inter essa loucura. É um sentimento. Para mim, uma religião

Giro Colorado | E se chama Inter essa loucura.…

Provavelmente meu editor publicará este texto na manhã de quarta-feira (06). Escrevo durante a madrugada, faltam seis minutos para as 2h.…