• Geral
  • 28 de julho de 2023

Prefeitura de Gravataí lança projeto pioneiro no RS para a população idosa

Prefeitura de Gravataí lança projeto pioneiro no RS para a população idosa
Continua Depois da Publicidade

Com cerca de 20% da população acima dos 60 anos, Gravataí iniciará um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul para fazer um diagnóstico e aprimorar as políticas públicas voltadas aos idosos. Na próxima segunda-feira (31), às 16h, o prefeito Luiz Zaffalon lançará, em seu gabinete, o projeto “Gravataí: Uma Senhora Cidade, Um Senhor Futuro”. O trabalho será desenvolvido pelo Instituto Moriguchi, um centro de estudos do envelhecimento, e pela SeniorLab, que atua com foco em mercado e consumo 60+.

Continua Depois da Publicidade

A primeira fase do trabalho contemplará a realização de um diagnóstico sobre a situação dos idosos, incluindo indicadores sociais públicos e análise dos serviços municipais da Prefeitura de Gravataí que dialogam com esse público. “Graças aos avanços sociais e à medicina, as pessoas estão vivendo mais, o que é muito bom. Cabe ao poder público, então, se antecipar a essa transformação da sociedade, adaptando a cidade para oferecer serviços mais adequados e eficientes. É o que estamos fazendo em Gravataí com este projeto: preparando a cidade para proporcionar mais bem-estar às pessoas com 60+, que têm uma série de direitos que precisam ser respeitados”, comenta o prefeito Zaffalon.

Diretor do Instituto Moriguchi, João Senger explica que o objetivo do projeto é entender como vive a população idosa e como o município de Gravataí pode se relacionar melhor com esse público. “Neste momento em que a população está envelhecendo, que é um fenômeno global, saber exatamente como enfrentar a questão dentro da nossa comunidade, dentro do nosso município, fará com que toda a comunidade se sinta melhor. Além disso, poderemos preparar toda a infraestrutura para que essa população idosa possa ser bem recebida e se sentir mais tranquila e segura no seu dia a dia. Gravataí está sendo pioneira nessa implementação, que vai ser um modelo para todo o Estado, todo o Brasil”, avalia o médico geriatra Emílio Moriguchi.

Continua Depois da Publicidade

Ações junto à iniciativa privada

O estudo incluirá a identificação do perfil socioeconômico, incluindo dados sobre escolaridade, doenças, expectativa de vida, vulnerabilidades, riscos e vítimas de violência. Também serão mapeadas eventuais desigualdades sociais entre quem vive na área urbana e rural. O trabalho consistirá em análise de dados públicos e realização de pesquisas com a população. Está prevista uma imersão técnica nas secretarias municipais para identificar as principais demandas da população 60+. Posteriormente, a ideia é realizar um seminário interno com equipes das secretarias envolvidas para qualificar o atendimento.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações da Prefeitura de Gravataí. Foto: Tiago Cechinel

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna centro de distribuição estadual

Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna…

  Gravataí se tornou referência no atendimento de desabrigados de outros municípios e na distribuição de donativos para cidades da Região…
Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas até sexta-feira

Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas…

  Devido a necessidade de restabelecimento das escolas, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, estão…
A fim de evitar desperdícios, demanda de marmitas é monitorada em Gravataí

A fim de evitar desperdícios, demanda de marmitas é…

  A Prefeitura de Gravataí informa que, para não haver desperdícios, está sendo realizado na cidade um monitoramento de demandas de…