- Geral
- 26 de dezembro de 2023
Plano de Contingência e proposta para alteração de lei são apresentados em Gravataí
Na manhã desta terça-feira (26), a Defesa Civil de Gravataí apresentou o novo Plano de Contingência e uma proposta para alteração da Lei 1961/2023. O documento prevê estratégias e ações em caso de desastres e condições de vulnerabilidades associadas a condições climáticas, geográficas, socioeconômicas e de saúde.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto, o novo plano foi elaborado após várias reuniões de alinhamento estratégico e será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos, seja pela evolução das informações monitoradas, pela ocorrência do evento ou pela dimensão do impacto, em especial:
– Quando a precipitação monitorada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil for superior ou igual a 60mm em uma hora, ou a média do volume de chuvas atingir níveis altos conforme cálculos baseados nos 60 mm em uma hora, ou quando for emitido o Alerta e Alarme pelo Sistema do Cemaden, Defesa Civil do Estado;
– Quando o nível do Rio Gravataí for superior ou igual a 4mts e 50cm, quando seu índice normal é de 2mts e 60cm;
– Padrões estabelecidos para fins de monitoramento dos níveis do Rio Gravataí foram acordados com a Defesa Civil Estadual, que agora conta com uma estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas.
Apoio e acolhida
O Plano Municipal de Contingência é dividido de acordo com o papel de cada Secretaria e foca em mapear as áreas de risco, a estrutura disponível para resgate, e a assistência social e médica aos atingidos. Do mesmo modo, o documento prevê as prioridades na limpeza e reconstrução de estruturas públicas atingidas, como estradas, parques e pontes.
Fazem parte do Plano as Secretarias de Saúde, Educação, Habitação, Segurança Pública, Obras Públicas, Serviços Urbanos, Assistência Social, Agricultura e Abastecimento, Governança e Comunicação Social, além da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí