• Geral
  • 5 de abril de 2021

Petrobras anuncia aumento de 39% no gás natural para distribuidoras

Petrobras anuncia aumento de 39% no gás natural para distribuidoras
Continua Depois da Publicidade
Reajuste passa a valer em 1° de maio. Foto: André Motta de Souza/Agência Brasil

Agência Brasil: A partir do dia 1º de maio, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras estarão 39% mais caros em reais por metros cúbicos (R$/m³), na comparação com o último trimestre. Medido em dólar por milhão de BTU, unidade de energia usada nos Estados Unidos e no Reino Unido, (US$/MMBtu), o reajuste será de 32%.

Continua Depois da Publicidade

De acordo com o anúncio da Petrobras, a variação é resultado “da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio”. Conforme a companhia, as atualizações dos preços dos contratos são trimestrais e com relação aos meses de maio, junho e julho, a referência adotada são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março.

“Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real”, informou a petroleira em nota.

Continua Depois da Publicidade

O repasse dos custos incorridos pela companhia para o transporte do produto até o ponto de entrega às distribuidoras também influencia os preços do gás natural da Petrobras. Esses custos são definidos por tarifas reguladas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Esta parcela do preço é atualizada anualmente no mês de maio pelo IGP-M, que, para o período de aferição (março de 2020 a março de 2021), registrou alta de 31%”.

Por causa do efeito da queda dos preços do petróleo no início do ano, durante 2020, os preços do gás natural às distribuidoras alcançaram redução acumulada de até 35% em reais e de 48% em dólares.

Continua Depois da Publicidade

A Petrobras informou ainda que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras e, no caso do GNV, dos postos de revenda, e pelos tributos federais e estaduais.

“Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. Os contratos de venda para as distribuidoras são públicos e estão disponíveis para consulta no site da ANP”, concluiu a empresa.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Gravataí está entre as cinco cidades do RS com maior número de imóveis em leilão

Gravataí está entre as cinco cidades do RS com maior…

  Entre os meses de abril e julho, a Caixa Econômica Federal promoverá leilões para mais de 5 mil imóveis retomados…
Prefeitura anuncia proposta de aumento salarial para professores da educação infantil de Gravataí e outros

Prefeitura anuncia proposta de aumento salarial para professores da…

  A Prefeitura de Gravataí apresentou à Câmara Municipal dois projetos de lei visando conceder aumentos salariais para profissionais da rede…
Preço do gás de cozinha tem redução de 9,8%

Preço do gás de cozinha tem redução de 9,8%

A Petrobás anunciou nesta quarta-feira (7) a redução do preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. A…