• Geral
  • 18 de fevereiro de 2023

Pequeno primata, que tem como habitat a Caatinga, é capturado em Cachoeirinha

Pequeno primata, que tem como habitat a Caatinga, é capturado em Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade
Sagui-de-tufo-branco foi resgatado em uma residência pelo Coletivo Mato do Júlio. Foto: Divulgação

Uma moradora do bairro Anair, em Cachoeirinha, foi surpreendida ontem (17/2) por um visitante nada comum na área urbana: um Sagui-de-tufo-branco. Após acionar alguns órgãos, a munícipe recebeu ajuda do Coletivo Mato do Júlio, que resgatou o pequeno primata na residência e o levou para a Toca dos Bichos, em Porto Alegre.

Continua Depois da Publicidade

“Infelizmente, a cidade não possui uma Guarda Ambiental ou uma Secretaria do Meio Ambiente para solucionar essas questões, fazer ao menos o encaminhamento do animal. Então seguimos com nosso trabalho voluntário de resgate de animais silvestres, pois se a gente não fizer, não tem quem faça”, comenta a acadêmica de Zootecnia Natana Peres.

Segundo a estudante, os saguis tem como habitat a Caatinga, regiões arbóreas. São espécies que se deslocam pelas árvores e dificilmente descem ao solo para não virarem presas. Por essa razão, encontrá-lo longe de uma floresta foi atípico. O primata capturado também costuma andar em grupos, que geralmente variam de três a quinze indivíduos.

Continua Depois da Publicidade

Os saguis se alimentam de insetos, filhotes de aves, pequenos lagartos, ovos e frutas. “São animais muito sociáveis com humanos também, o que facilita a aproximação. E, por lei, é proibido fornecer alimentação a esses animais silvestres, principalmente compartilhada, por dois fatores: aumenta o risco de zoonoses – que são doenças que passam de animais para os humanos; um exemplo é o vírus da Herpes, que para os primatas pode ser mortal – e também porque aumenta a população desses animais, afetando diretamente as espécies nativas, como lagartos, anfíbios, entre outros”, relata Natana.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Presença de mamíferos da espécie Furão chama à atenção em Cachoeirinha e Gravataí

Presença de mamíferos da espécie Furão chama à atenção…

  Nos anos 2000 e 2022 houve registros de passagem de mamíferos carnívoros da espécie Furão, em Cachoeirinha. Contudo, em 2024,…
Cresce a mobilização em prol da preservação da Casa dos Baptista, em Cachoeirinha

Cresce a mobilização em prol da preservação da Casa…

  “Um diamante no patrimônio histórico do Brasil”. Dessa forma a historiadora Vera Barroso define a Casa dos Baptista, construção de…
Estado analisará pedido de tombamento da Casa dos Baptista, de Cachoeirinha

Estado analisará pedido de tombamento da Casa dos Baptista,…

  Após quatro anos em busca de documentos, ambientalistas, historiadores e demais voluntários engajados na preservação da área conhecida como Mato…