PCC: Operação revelou como o ‘tribunal do crime’ sentenciou a morte de morador de Gravataí

PCC: Operação revelou como o ‘tribunal do crime’ sentenciou a morte de morador de Gravataí
Continua Depois da Publicidade
Polícia Civil de São Paulo auxiliou os policiais do RS nas buscas pelo homem do PCC que era elo de ligação dos criminosos gaúchos. Operação The Mule/Reprodução Polícia Civil RS. 

Cerca de 40 policiais de delegacias de homicídios da Região Metropolitana desencadearam na manhã de hoje (23) uma operação para prender alvos apontados como mandantes e executores do sequestro e morte de Fernanda Aparecida da Silva, de 31 anos, ocorrida no dia 18 de dezembro, em São Leopoldo. 

Continua Depois da Publicidade

Inicialmente o companheiro da vítima relatou que os dois chegavam do litoral para comprar um carro visto através da OLX. Conforme o depoimento dele, eles foram rendidos pelo suposto vendedor do carro, e em seguida foram sequestrados. Durante o deslocamento ele conseguiu pular do veículo. Sua companheira foi encontrada pouco tempo depois, morta com diversos tiros. O suposto dinheiro para a compra do carro, cerca de R$ 18 mil, foi levado pelos criminosos. 

‘Mula’ do PCC

Conforme a Polícia Civil, o sobrevivente confessou que o ataque que vitimou sua companheira era atribuído a ele, e que mentiu sobre a negociação de um suposto carro. Segundo apurou a investigação, o rapaz era ‘mula’ do Primeiro Comando da Capital (PCC) – responsável por abastecer diversas organizações criminosas no país, incluindo o RS. A investigação da DHPP também apurou que ele havia sido sentenciado no ‘tribunal do crime’ – reunião em que lideranças definem punições a integrantes que cometem deslizes.

Continua Depois da Publicidade

Na ocasião os membros suspeitavam de traição por parte do homem. Ele entregava drogas a um casal quando foram presos em flagrante pelo crime. No entendimento dos líderes da organização, os policiais foram informados do repasse da droga por parte dele, que inclusive havia sido liberado após auxiliar com informações os policiais no flagrante.

Ao todo, cinco pessoas foram alvos da polícia. O casal preso em flagrante é apontado como o mandante do crime. O homem está preso na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul e sua companheira em prisão domiciliar. Os dois, ainda segundo a polícia, são investigados pela gerência do tráfico de drogas na região de Bento Gonçalves, Serra Gaúcha.

Continua Depois da Publicidade

Já um dos suspeitos de ser executor do crime foi morto no início do ano, em São Leopoldo. Willian Augusto Herber, de 20 anos, foi encontrado morto com diversos ferimentos por arma de fogo. O caso segue sendo investigado. O segundo apontado como autor do ataque que vitimou Fernanda está preso na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. Um quinto suspeito, que foi encontrado com veículo do casal um dia depois do crime, segue preso. 

Conforme o Diretor do Departamento de Homicídios do RS, Cassiano Cabral, os mandados de busca e apreensão cumpridos em Gravataí foram de residências que são de propriedade dos investigados. Nela os policiais buscaram por documentos e outros materiais que servem como prova no processo. 

Continua Depois da Publicidade

De acordo com a apuração da reportagem do Giro de Gravataí, o alvo dos executores era morador do bairro Sagrada Família, em Gravataí. Ele residia no local desde novembro do ano passado. Na praia Grande, litoral paulista, os agentes cumpriram um mandado de prisão temporária do homem apontado como membro do PCC e o responsável por passar a autorização de execução, porém até o fechamento desta matéria ele não havia sido capturado. O nome dos envolvidos não foi revelado. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…