Pais e alunos dormem na escola em protesto por melhorias; paralisação chega ao segundo dia

Pais e alunos dormem na escola em protesto por melhorias; paralisação chega ao segundo dia
Continua Depois da Publicidade
Pais aderiram a paralisação dos filhos e ocuparam a escola. Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Desde a manifestação montada pelo próprios alunos da escola Tuiuti, na manhã desta última terça (18), os pais resolveram se mobilizar e deram continuidade ao manifesto durante os três turnos da escola, que fica no bairro Bonsucesso, em Gravataí. Professores que chegavam para dar aula no turno da noite já não estavam impedidos de entrar na escola, mas acabaram aceitando a reivindicação dos alunos.

Continua Depois da Publicidade

Um grupo formado por alunos e pais levaram mantimentos para a escola e dormiram por lá. Segundo eles, a iniciativa é para mostrar o fortalecimento dos alunos na revindicação pelas melhorias da escola. “Nós somos os prejudicados e vamos até o final. Nossa manifestação tem o apoio dos pais e o entendimento dos professores”, destacou uma aluna.

Apoio total

Sentados em cadeiras no pátio da escola, Dênia Fortes e Jefferson Julião acompanham o filho e supervisionam a permanência doos demais estudantes na escola. Para eles, a manifestação é legal e pode evitar uma tragédia. “Não aparenta, mas a situação está caótica na escola. Em alguns locais a estrutura está comprometida, sucateada. O risco de morte aqui é severo. O teto de muitas salas estão com problemas e podem vir a baixo. Nós damos o apoio total ao nosso filho e cuidamos dos demais aqui, pois estamos lutando pelo futuro deles, pela sua segurança”, destacou Julião.

Continua Depois da Publicidade
Dênia Fortes e Jefferson Julião supervisionam os alunos durante a estadia na escola. Foto: Gabriel Siota Ganzer/Giro de Gravataí

Já a mãe destaca a permanência na escola. “Vamos ficar aqui o quanto precisar. Não é só pelo meu filho. É por todos os alunos. Muitos pais não sabem da situação que a escola está passando. Essa mobilização é para eles. É pelo direito deles. É pelo descaso dos nossos políticos. Precisamos ser ouvidos para que aqui não ocorra uma tragédia”, disse ela.

A organização ainda ressaltou que alunos da manhã e tarde, considerados os menores, poderão vir até a escola, já que segundo eles, existe o entendimento de que muitas mães não tem onde deixar seus filhos no horário de expediente. “Sabemos que algumas mães deixam os filhos estudando durante o horário de trabalho. Então para que não sejam prejudicadas, eles podem trazer os alunos. Atividades de estudo e recreação serão desenvolvidas, inclusive com alguns professores”, ressaltou o estudante Victor Melo.

Continua Depois da Publicidade

O término da manifestação

Perguntado, tanto os pais quanto os alunos, que reivindicam não só a manutenção da escola, mas também a falta de professores, cravaram: Apenas um documento assinado pelo governador ou secretário de Educação do RS informando a data de início das obras na escola e a previsão da chegada de novos professores pode dar fim as manifestações. Nesta quarta (19), os professores deverão comparecer na escola, mas as aulas estarão suspensas, informou o grupo.

Mais 

Continua Depois da Publicidade

Entenda o caso: Desabamento do forro, elétrica comprometida e os riscos de incêndio; os problemas da escola Tuiuti

Primeiro dia de manifestação: Alunos impedem a entrada de funcionários e professores no primeiro dia de paralisação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Base operacional do Anjos do Asfalto fica aberta 24h para receber e distribuir doações em Gravataí

Base operacional do Anjos do Asfalto fica aberta 24h…

  O Resgate Anjos do Asfalto está mobilizado para ajudar as famílias vítimas das enchentes na região. Desde segunda-feira (6/5), os…
Empresa criada em Gravataí oferece consultas online gratuitas para vítimas das enchentes

Empresa criada em Gravataí oferece consultas online gratuitas para…

  Fundada em Gravataí e hoje presente em todo o Brasil e também no exterior, a Rapidoc Telemedicina se solidarizou à…
Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas até sexta-feira

Em Gravataí, escolas municipais e estaduais ficarão sem aulas…

  Devido a necessidade de restabelecimento das escolas, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, estão…