Jovem paranaense faz sucesso na música gaúcha após vir morar em Gravataí

Jovem paranaense faz sucesso na música gaúcha após vir morar em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Com uma paixão pela música tradicionalista e um talento natural para o canto, a paranaense Bibiana Alves, de 18 anos, tem feito sucesso nos estados do Sul do país depois que veio morar em Gravataí e decidiu ser cantora profissional. A jovem, que foi apadrinhada musicalmente pelo cantor e compositor Elton Saldanha, já se apresentou em diversos eventos, gravou músicas, clipes e lançou seu primeiro álbum, intitulado “Sou Bibiana”.

Continua Depois da Publicidade

Natural de Curitiba, a intérprete vocal conta que sua relação com a cultura do Rio Grande do Sul sempre existiu. Filha de um gaúcho que era instrutor de danças tradicionalistas e de uma curitibana que cantava em rodeios e invernadas no Paraná, Bibiana cresceu cercada pela cultura gaúcha, o que cedo despertou o interesse pelos palcos.

“Minha paixão pela música vem desde o berço. Minha primeira vez cantando foi com 3 anos, no CTG Querência Santa Mônica, no Paraná. Nesse dia, a minha mãe estava se apresentando e eu comecei a pedir pra cantar junto, até que chegou uma hora que peguei o microfone dela e comecei a cantar a música ‘Quero-Quero’, que meu padrinho tocou pra mim”, recorda.

Continua Depois da Publicidade

Apesar de desde nova estar envolvida com o canto, a artista também sempre amou a dança tradicionalista. Participou e foi premiada em diversos rodeios, nas categorias mirim e juvenil no Festival Estadual do Paraná (FEPART). Porém, em 2019, teve que tomar uma decisão que mudou toda sua trajetória.

“Foi bem difícil ter que decidir entre dançar e me profissionalizar na canção, até porque eu gostava de ambas as coisas, e como qualquer profissão, demandaria muito tempo e estudo meu. Porém, mesmo assim, a música acabou falando mais alto. Foi então que eu vim pra Gravataí e me aquerenciei aqui para estudar e me dedicar a carreira dos meus sonhos”, relata.

Continua Depois da Publicidade
Bibiana Alves veio para Gravataí a fim de se profissionalizar na música tradicionalista do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

Mesmo com a pandemia paralisando muitos empregos e serviços, em 2020, a jovem viu sua carreira deslanchar através de convites e oportunidades para participar de lives com grandes nomes da música gaúcha, o que gerou muita visibilidade e reconhecimento. Com isso, ela aproveitou para gravar os projetos “Bibiana Alves – Canta o Sul” e “Bibiana Alves – Pelos Galpões”.

Nos anos de 2021 e 2022, a carreira seguiu se expandindo através de parcerias musicais, gravações, apresentações em diversas cidades da Região Sul e o lançamento do seu primeiro álbum. A paranaense destaca que gravar foi uma experiência única e que seu maior incentivador foi o cantor Elton Saldanha, que acabou apadrinhando-a musicalmente.

Continua Depois da Publicidade

Incentivo esse, que fez diferença para a cantora lidar com algumas críticas e paradigmas que surgiram ao se inserir na cultura gaúcha. Segundo ela, ser paranaense e mulher foram as principais dificuldades enfrentadas até então, contudo, nada disso foi maior do que o sonho de se profissionalizar na música tradicionalista do Rio Grande do Sul.

“Sempre acabo escutando comentários que dizem que eu não sou gaúcha de verdade, porém aprendi a responder o que Paixão Côrtes dizia: gaúcho é um estado de espírito, não um nascer, mas sim um querer ser! Então acabo relevando esse tipo de comentário, afinal a minha maior conquista, hoje, é poder ver crianças, como a minha irmã de cinco anos, sendo influenciadas a cultivar as nossas tradições e cantando nossas músicas. Isso me faz acreditar que o meu trabalho ajudará o legado e a cultura daqui a chegarem até a próxima geração”, afirma.

Continua Depois da Publicidade

O trabalho de Bibiana Alves está disponível no Spotify e em seu canal no YouTube. Para conhecer mais a jovem e saber da agenda de shows dela, basta seguir @soubibianaalves no Instagram. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

‘parece o apocalipse’, relatam voluntários catarinenses em resgate no RS

‘parece o apocalipse’, relatam voluntários catarinenses em resgate no…

  A tragédia climática que atingiu e segue atingindo o Rio Grande do Sul fez com que diversos catarinenses se mobilizassem…
Gravataí está entre as cinco cidades do RS com maior número de imóveis em leilão

Gravataí está entre as cinco cidades do RS com maior…

  Entre os meses de abril e julho, a Caixa Econômica Federal promoverá leilões para mais de 5 mil imóveis retomados…
Atacadão abre 500 vagas de emprego no Rio Grande do Sul

Atacadão abre 500 vagas de emprego no Rio Grande…

Nesta quarta-feira (27), a rede de mercados atacado varejista, Atacadão, anunciou que está com vagas efetivas abertas para a contratação de…