Gaiteiro de Gravataí se destaca ao lado de artistas consagrados da música nativista

Gaiteiro de Gravataí se destaca ao lado de artistas consagrados da música nativista
Continua Depois da Publicidade

 

Após receber diversas premiações, como o primeiro lugar no Enart 2022, nas categorias Acordeon Cromático e Gaita Ponto, o gravataiense Pedro Nascimento, de 17 anos, tem conquistado cada vez mais o público e outros artistas já consagrados da música nativista. Gaiteiro talentoso, o jovem já se apresentou ao lado de grupos como Os Serranos, Os Monarcas, Tchê Guri, entre outros.

Continua Depois da Publicidade

Aos 7 anos, Pedro fez sua primeira apresentação como dançarino de invernada no CTG Carreteiros da Saudade. Foi nesse dia que o interesse pelo instrumento surgiu. Ele conta que após as homenagens do evento de Dia das Mães, foi liberado o baile, e quando viu o gaiteiro tocar, ficou fascinado.

“Eu fiquei encantado! E dali em diante, só sabia pedir uma gaita para os meus pais. No dia, eles até tentaram me distrair, achando que logo eu esqueceria, mas nos dias seguintes, nada me tirava da mente o instrumento que animava aquela noite. Incomodei tanto os meu pais que eles acabaram me colocando numa aula de música, mas sem muita fé de que o encanto permaneceria”, revela o jovem.

Continua Depois da Publicidade

Mas permaneceu. E com o incentivo dos pais, Pedro começou a se dedicar cada vez mais ao instrumento, conquistando muitos títulos e prêmios em competições. De 2018 para cá, o gravataiense já foi destaque na modalidade Gaita Ponto em 16 rodeios do Rio Grande do Sul. Porém, sua relação com a música acabou indo além das premiações.

Pedro Nascimento toca gaita desde os 7 anos. Foto: Divulgação

Em 2020, em meio a pandemia, Pedro teve a oportunidade de começar a trabalhar profissionalmente com a música. “Foi o Leandro Berlesi quem me deu essa oportunidade. Eu já conhecia ele desde a infância, por conta do CTG, e ele sempre me incentivou na música. Foi então que me chamou para trabalharmos juntos, fazendo lives, gravações e até mesmo alguns eventos remotos”, explica.

Continua Depois da Publicidade

Quando perguntado qual é a sensação de subir no palco para tocar, o músico conta que essa é uma mistura de emoções. “Tocar pro público é sempre uma experiência incrível. É uma mistura de nervosismo com empolgação, um sentimento de responsabilidade com felicidade”, frisa.

Atualmente, o jovem gaiteiro realiza trabalhos e parcerias com diversos artistas, entre os quais: Os Serranos, Tchê Guri, Os Monarcas, Bibiana Alves, Marco Lima, Família Ortaça, Luiza Barbosa, Cristiano Quevedo e João Luiz Corrêa. Além disso, Pedro também está desenvolvendo um projeto com músicas instrumentais próprias e de outros artistas, mas ainda sem data de lançamento. 

Continua Depois da Publicidade

Para acompanhar o trabalho musical e conferir a agenda de shows, basta seguir Pedro Nascimento no Facebook e no YouTube, e @opedronascimento.rs no Instagram.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em Gravataí, exposição deste mês reúne obras produzidas por artistas mulheres

Em Gravataí, exposição deste mês reúne obras produzidas por…

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), realiza a exposição “Sob[re]olhar do Feminino”.…
Festival de Teatro do Piauí premia companhia de Gravataí em quatro categorias

Festival de Teatro do Piauí premia companhia de Gravataí…

  No último domingo (28), a Companhia de Teatro de Gravataí, Rococó Produções, recebeu quatro premiações durante o 11º Festival Nacional…
Congresso da 1° Região Tradicionalista do RS premia gravataienses

Congresso da 1° Região Tradicionalista do RS premia gravataienses

  No último final de semana, aconteceu o 27° Congresso Tradicionalista (Contreg), da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul.…