• Saúde
  • 2 de novembro de 2023

Morador de Gravataí que lutava pela vida recebe alta do HDJB após cinco meses

Morador de Gravataí que lutava pela vida recebe alta do HDJB após cinco meses
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta quinta-feira (02), o morador de Gravataí, Rodrigo Giovani Silva, tornou-se um exemplo inspirador de superação ao receber alta do Hospital Dom João Becker. Após uma árdua batalha de cinco meses e uma semana na instituição de saúde, Rodrigo atribui sua recuperação a um verdadeiro milagre de Deus.

Continua Depois da Publicidade

Durante sua jornada de tratamento, ele contou com o apoio incansável de uma equipe de profissionais altamente qualificados que lutaram ao seu lado pela vida. Além dos cuidados médicos, uma ação humanitária do hospital desempenhou um papel crucial na manutenção da autoestima de Rodrigo.

Durante sua estadia na UTI, a equipe médica proporcionou a ele um passeio pelas dependências do complexo hospitalar, permitindo que visse novamente a movimentada Avenida José Loureiro da Silva após vários meses de internação. A história de Rodrigo ganhou destaque à época, evidenciando como gestos de empatia como esse podem desempenhar um papel significativo na recuperação dos pacientes. Confira na íntegra:

Continua Depois da Publicidade

Só quem necessita de tratamento intensivo sabe o que é passar por isso. A condição delicada de saúde, mesmo contando com o apoio assistencial e a estrutura hospitalar, via de regra abala o emocional do paciente. Dessa forma, a humanização dentro da UTI é fundamental para cura. Práticas humanizadoras ocorrem regularmente do Hospital Dom João Becker e a história do gravataiense Rodrigo Giovani Silva é um exemplo. 

Contando os três períodos recentes de internação, já são 101 dias no hospital, vivendo uma rotina na qual os minutos se assemelham a horas. Entre exames, medicações e cuidados de médicos e enfermeiros, Rodrigo vê o tempo passar de maneira lenta, monótona. Pensando nisso, a equipe da UTI resolveu mudar esse panorama. 

Continua Depois da Publicidade

Rodrigo pode ver o movimento da avenida Loureiro da Silva, a obra na praça do quiosque e ouvir os pássaros e os motores dos automóveis. Foi levado pelos profissionais de enfermagem e psicologia para o terraço do primeiro andar do HDJB. “Esse momento precioso não apenas ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, que podem acumular ao longo de uma internação prolongada, mas também oferece uma injeção de vitalidade emocional que pode acelerar a recuperação”, afirma a supervisora da UTI, Suelen Bernardo. 

Pego de surpresa com o passeio proposto, Rodrigo não escondeu sua alegria ao ver novamente o mundo do lado de fora das paredes do hospital. Tanto que fez questão de escrever um bilhete para a equipe assistencial. “Feliz por estar vivo! Grato a Deus e aos profissionais da saúde, anjos da vida”, diz o rascunho. 

Continua Depois da Publicidade

E uma atitude humanizadora como essa beneficia não só o paciente, mas também o time da assistência. “A alegria de proporcionar momentos tão especiais como esse é uma fonte de satisfação inigualável para todos nós da equipe de enfermagem”, ressalta Philip da Rosa. Um novo paradigma na experiência do paciente já é realidade no hospital de Gravataí. O trânsito do Centro de Gravataí também pode curar.

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de vereador em Gravataí reverte dívidas em obras

Reforma de escolas e duplicação da ERS-020; Lei de…

  Desde 2021, a Lei de Transação em Gravataí tem trazido impactos positivos ao município, permitindo que empresas quitem débitos tributários…
Última semana para vacinar crianças contra a pólio em Gravataí

Última semana para vacinar crianças contra a pólio em…

A Prefeitura de Gravataí informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre até esta sexta-feira, 9. De acordo com…
O que a polícia já sabe sobre o assassinato de advogado de Gravataí em SC

O que a polícia já sabe sobre o assassinato…

A morte do advogado criminalista de Gravataí, Carlos Eduardo Martins Lima, é o novo mistério a ser elucidado pela Polícia Civil…