Unidades de saúde de Gravataí e Cachoeirinha têm atendimento afetado; saiba mais

Unidades de saúde de Gravataí e Cachoeirinha têm atendimento afetado; saiba mais
Continua Depois da Publicidade

 

Por conta do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, as unidades de saúde da Região Metropolitana foram afetadas. Em Gravataí,  alguns serviços especializados estão com as equipes reduzidas para prestar os atendimentos. A Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha anunciou a suspensão temporária de todas as consultas agendadas, incluindo as médicas e as de enfermagem.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a Prefeitura de Gravataí, muitos profissionais de saúde que atuam na rede municipal e que moram em outras cidades da região não conseguiram se deslocar para o município. Tendo em vista essa redução das equipes de saúde, a Secretaria Municipal (SMS) orienta àqueles que tiverem alguma consulta marcada, que entrem em contato com o serviço local para a validação deste.

Já em Cachoeirinha, com a interrupção no fornecimento de água e eletricidade em diversas unidades de saúde do município, a Secretaria de Saúde anunciou a suspensão temporária de todas as consultas agendadas, incluindo as médicas e as de enfermagem. “Infelizmente, as condições causadas pelas enchentes nos obrigam a tomar medidas emergenciais para garantir que os serviços de saúde possam ser restabelecidos o mais breve possível”, diz a secretária de Saúde, Bianca Breier.

Continua Depois da Publicidade

Enquanto isso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Odil segue com atendimento eletivo durante esse período, pois a área não foi afetada diretamente. Conforme o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasen, o local está preparado para receber os pacientes e oferecer serviços médicos, especialmente os casos de urgência.

Cabe ressaltar que as consultas que tenham sofrido algum prejuízo, tanto em Gravataí quanto em Cachoeirinha, serão reagendadas. Os contatos telefônicos de todos as unidades de saúde de Gravataí podem ser conferidos neste link.

Continua Depois da Publicidade

Sobre as UPAs e o Hospital Dom João Becker:

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Dom João Becker (HDJB) também continuam funcionando, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone 192. O HDJB informa, ainda, que está priorizando casos urgentes em suas unidades de pronto atendimento, e pede compreensão para que a população somente procure o serviço de saúde em caso de extrema necessidade. A UPA de Cachoeirinha está funcionando normalmente.

Continua Depois da Publicidade

Foto: Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Farmácia Municipal de Gravataí fornece medicamentos para população dos abrigos

Farmácia Municipal de Gravataí fornece medicamentos para população dos…

  A Prefeitura de Gravataí segue monitorando e trabalhando para auxiliar os desabrigados. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está com…
Gravataí conta com área azul isenta em pontos de doações

Gravataí conta com área azul isenta em pontos de…

  Para que a onda solidária dos últimos dias continue trazendo apenas benefícios para a população, a Prefeitura de Gravataí, por…
Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna centro de distribuição estadual

Com apoio de voluntários, Ginásio de Gravataí se torna…

  Gravataí se tornou referência no atendimento de desabrigados de outros municípios e na distribuição de donativos para cidades da Região…