• Geral
  • 14 de junho de 2021

Lançada em Gravataí a Frente Parlamentar Metropolitana contra o pedágio na ERS-118

Lançada em Gravataí a Frente Parlamentar Metropolitana contra o pedágio na ERS-118
Continua Depois da Publicidade
Reunião aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí. Foto: Divulgação

Foi lançada na noite desta segunda-feira (14) a Frente Parlamentar Metropolitana contra o pedágio da ERS-118. A cerimônia de lançamento do movimento aconteceu na Câmara de Vereadores de Gravataí e foi transmitida pelo canal do Legislativo municipal no Youtube.

Continua Depois da Publicidade

A frente conta também com parlamentares de outros municípios, além de instituições da sociedade civil e lideranças empresariais. “Somos contra o pedágio, sobretudo na forma como o governo está propondo, implementando seu plano antes de debater com as comunidades envolvidas”, definiu o coordenador e proponente da Frente, vereador Paulo Silveira (PSB), que presidiu os trabalhos.

No encontro os participantes também encaminharam pela elaboração de uma petição digital, na qual os cidadãos dos municípios da região poderão aderir e endossar o apoio ao movimento; pela realização de atos públicos e simultâneos nos municípios, para que a sociedade tome conhecimento sobre a mobilização; e ainda pela inclusão da ERS-020 sem pedágio como parte das reivindicações.

Continua Depois da Publicidade

“A luta contra o pedágio não se restringe aos limites municipais. Por isso, definimos a instalação de uma Frente Metropolitana. Juntos, temos mais força para lutar contra a imposição de qualquer política que venha a prejudicar o desenvolvimento da economia e a recuperação do emprego e da renda para os trabalhadores da nossa região”, apontou Silveira.

Para a presidente da Acigra, Ana Cristina Pastro Pereira, o impacto econômico do pedágio traz riscos para o atual cenário econômico, em que toda a sociedade está fragilizada pelos efeitos da pandemia. Em sua avaliação, o pedágio pode intimidar o empreendedorismo na região, impactando negativamente sobre a geração de empregos.

Continua Depois da Publicidade

Estiveram presentes na atividade o diretor da Federasul, Régis Albino Marques Gomes; os diretores da Associação Comercial de Cachoeirinha, Marisete Valim Dias Marques e Darcy Luiz Zottis Filho; os vereadores de Gravataí Ana Beatriz, Bombeiro Batista, Clébes Mendes e Evandro Coruja; os vereadores de Viamão Rodrigo Pox e Markinhos da Estalagem, o vereador de Cachoeirinha David Almansa e representantes do gabinete do vereador Marco Barbosa, além de representantes de associações comunitárias.

A Câmara também aprovou a realização de uma audiência pública para tratar sobre o tema, a data ainda não foi definida.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater chamadas abusivas

Após empresas burlarem sistema, Anatel endurece regras para combater…

  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) intensifica sua batalha contra as insistentes ligações telefônicas consideradas abusivas, que há tempos têm…
Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de revidar abordagem a tiros

Cerco policial em Gravataí prende um dos suspeitos de…

  Na tarde deste domingo (28), uma operação mobilizou a Brigada Militar de Gravataí, com o apoio aéreo do helicóptero Guapo,…
Semana começa com alertas de chuva e granizo em todo o RS

Semana começa com alertas de chuva e granizo em…

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas, ventos fortes e queda de…