Jovens de Gravataí vão integrar equipe brasileira de robótica em campeonato na Suíça

Jovens de Gravataí vão integrar equipe brasileira de robótica em campeonato na Suíça
Continua Depois da Publicidade
Estudantes da Região Sul formam a equipe que representará o Brasil na competição em Genebra. Foto: Divulgação

A equipe de robótica FRC 1772 – The Brazilian Trail Blazers, de Gravataí, faz parte do time que vai representar o país no FIRST Global Challenge 2022, que acontece de 13 a 16 de outubro, em Genebra, na Suíça. Os gravataienses se unem à FRC 5800 e FRC 6902, formando o Team Brazil.

Continua Depois da Publicidade

“A equipe de Gravataí será representada pelos alunos Felipe Verde e Bruno Osio, ambos do IFSul, e a mentora Gabriela Ribeiro. Além deles, irão mais dois estudantes de Santa Catarina e dois do Paraná”, conta o mentor Eric Van Fortes.

No dia a dia, o propósito das equipes é mostrar para a sociedade que a construção de robôs pode ser trabalhada com o público estudantil, além de servir como ferramenta para a solução de problemas diários.

Continua Depois da Publicidade

No caso da competição na Suíça, que vai envolver mais de 180 países, o desafio é criar soluções tecnológicas voltadas a um planeta mais saudável, a partir da constatação de que o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera contribuem para o aquecimento global e, consequentemente, isso impacta nas condições climáticas. “Construímos um robô para realizar os desafios propostos pela competição e escrevemos documentos para prêmios de diferentes áreas”, revela o mentor.

A FRC 1772 está empenhada em, mais uma vez, executar um ótimo trabalho. “Por conta de toda a logística de ir até Santa Catarina ser meio complicada, estamos tendo que nos virar como podemos. Com o robô lá, nosso trabalho é muito mais abstrato do que prático. Enquanto programamos e projetamos o modelo 3D do robô, os estudantes de lá o constroem e testam. Nossas expectativas estão altas, acreditamos que conseguiremos estar no top 38 e poderemos avançar até às partidas eliminatórias, além de aprender muito com os times mais experientes”, relata Felipe.

Continua Depois da Publicidade
Foto: Divulgação

Confiante em bons resultados, Eric destaca que no ano passado, a The Brazilian Trail Blazers conquistou quatro prêmios importantes para o país: foi a primeira colocada na categoria Educação do FIRST Global Challenge Award e no Rajaâ Cherkaoui El Moursli Award For Courageous Achievement; também na categoria Educação, ficou em segundo lugar no FIRST Global Grand Challenge Award e Gabriela Ribeiro foi agraciada com o Outstanding Mentor Award.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Estudantes de Gravataí participam de mostra de projetos e robótica do Sesi

Estudantes de Gravataí participam de mostra de projetos e…

  A quinta edição da Mostra Sesi Com@Ciência Projetos e Robótica, que acontece desde a última segunda-feira (13/11), encerra nesta sexta…
Gravataiense conquista prêmio de robótica nos Estados Unidos

Gravataiense conquista prêmio de robótica nos Estados Unidos

  Gravataí no topo! Bruno Ósio Jerônimo, membro da equipe de robótica The Brazilian Trail Blazers, foi o vencedor do Prêmio…
Professores da rede municipal de Gravataí recebem capacitação em robótica

Professores da rede municipal de Gravataí recebem capacitação em…

Nesta terça-feira (22/11), 12 professores da rede municipal de ensino de Gravataí participaram do primeiro dia de capacitação para ministrar aulas…