História de Gravataí contada sob perspectiva da magia encanta crianças nas escolas

História de Gravataí contada sob perspectiva da magia encanta crianças nas escolas
Continua Depois da Publicidade

 

Conforme as crianças iam se acomodando no salão para assistir a contação de história, já era possível perceber alguns olhares curiosos. E não para menos! Junto aos materiais trazidos pelo professor, havia um pequeno baú para despertar a curiosidade da garotada. E dali, como se podia imaginar, saíram peças fundamentais na narrativa, que prendeu a atenção dos estudantes, rendeu muitas risadas e, principalmente, aprendizados.

Continua Depois da Publicidade

No início da tarde desta terça-feira (13/6), o professor de História, escritor e colunista do Giro de Gravataí Amon da Costa esteve no Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Gensa) para uma apresentação inspirada nos temas centrais de seu primeiro livro infantil, intitulado “A Aldeia dos Anjos – Um lugar no mundo”. Na oportunidade, alunos do segundo ao quinto ano ouviram histórias de Gravataí sob o olhar mágico com que o autor retrata o início do povoamento na região.

De acordo com o desenrolar da história, Amon instigava às crianças a refletirem. “Quem aqui é açoriano?”, questionou. A princípio, ninguém era. Contudo, quando o professor começou a citar sobrenomes das primeiras famílias açorianas a povoarem a cidade, muitos levantaram as mãos com entusiasmo. Essa foi apenas uma das descobertas dos estudantes durante a apresentação, na qual o educador também respondeu às perguntas e encerrou deixando-os curiosos para saber sobre a fantástica história dos personagens Anahí, Ernesto, Nazário e Olga.

Continua Depois da Publicidade

O escritor já realizou o evento para aproximadamente 20 instituições de ensino, envolvendo 2100 alunos das redes pública e privada. No Gensa, a atividade contou com a presença de aproximadamente 100 crianças em sessões durante a tarde. As turmas das professoras Gilza Corrêa e Letícia Duarte adotaram o livro para trabalhos em sala de aula, com intuito de aprofundar o conhecimento acerca de aspectos históricos de Gravataí. Conforme Gilza, uma das ideias é promover um tour pela cidade para que os estudantes conheçam alguns dos locais mais emblemáticos da Aldeia dos Anjos.

Escolas interessadas em agendar a contação de história com Amon da Costa podem fazer a solicitação pelo e-mail [email protected]. Pelo mesmo contato, é possível viabilizar a compra de exemplares do livro. A obra literária também está à venda na Livraria J.A. Júnior.

Continua Depois da Publicidade
Mais de 2 mil crianças já assistiram a contação de história sobre o livro de Amon da Costa. Foto: Giro de Gravataí/Especial

A publicação

O primeiro capítulo de “A Aldeia dos Anjos – Um lugar no mundo” destaca os indígenas guaranis, tendo como personagem Anahí, uma curiosa menina de oito anos. No segundo capítulo, a narrativa fala de Ernesto, um adolescente açoriano muito sonhador e persistente. As demais partes do livro trazem como personagens o herói Nazário, um descendente de africanos que muda a cidade com seu senso de justiça e liberdade, e a imigrante alemã Olga, que esbanja doçura e sabedoria. As ilustrações são de Amanda Barcelos, Yuri Oliveira, Willy Roza e Cíntia Freitas.

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Historiador gravataiense Amon da Costa será o patrono da Feira do Livro de Glorinha

Historiador gravataiense Amon da Costa será o patrono da…

  De 7 a 9 de maio, o professor, historiador e escritor gravataiense Amon da Costa será o patrono da 20ª…
Em um ano, livro sobre a história de Gravataí já inspirou atividades em mais de 40 escolas

Em um ano, livro sobre a história de Gravataí…

  Há um ano exatamente, uma cerimônia especial, com direito a encenações artísticas no palco do Sesc Gravataí, marcava o lançamento…
Amon da Costa celebra 1 milhão de visualizações em conteúdos da história de Gravataí

Amon da Costa celebra 1 milhão de visualizações em…

  Apaixonado pela história do município, o professor e escritor Amon da Costa atingiu mais de 1 milhão de visualizações nos…