• Tempo
  • 30 de abril de 2024

Chuva segue intensa nesta quarta em Gravataí e região; previsão é de ventos mais fortes

Chuva segue intensa nesta quarta em Gravataí e região; previsão é de ventos mais fortes
Continua Depois da Publicidade

 

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último domingo (28/4) devem aumentar em algumas regiões nos próximos dias, conforme previsão divulgada pelo Governo do Estado na tarde desta terça-feira (30/4). Hoje foi emitido um alerta de alto risco de inundações em todas as áreas do território gaúcho, afetando arroios, córregos, pequenos riachos e áreas ribeirinhas.

Continua Depois da Publicidade

A previsão é de que as chuvas continuarão intensas nesta quarta (1/5), inclusive na Região Metropolitana. Os acumulados podem chegar novamente aos 200 milímetros. Os ventos podem ser ainda mais fortes, ultrapassando os 90 km/h. A tendência é de que o tempo continue instável até sexta (3/5), com risco de queda de granizo.

Impactos em Gravataí

Continua Depois da Publicidade

Em 96h, choveu 199 milímetros em Gravataí, 74,56% acima do esperado para todo o mês de abril, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As regiões mais atingidas na cidade foram Morungava, Vila Rica e o bairro Caça e Pesca. No entanto, as equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana e Segurança Pública estão auxiliando a população atingida pelos alagamentos e trabalhando na liberação de vias por todo o município.

Até o fechamento desta matéria não havia informação da Prefeitura acerca de desabrigados ou desalojados. Contudo, a Defesa Civil informa que o Rio Gravataí está com 3,26m e em elevação gradual, o nível normal é de 2,60m. Devido aos alagamentos, alguns serviços sofreram alteração. Aulas foram suspensas em escolas municipais nesta terça (30/4).

Continua Depois da Publicidade

A coleta seletiva orgânica também foi afetada em alguns bairros, devido às dificuldade de acesso. Este foi o caso dos bairros Rosa Maria, Pioneiro, Sítio Paquetá, Novo Mundo, Costa do Ipiranga, Mira Flores, São Marcos, Itacolomi, Morungava, Las Palmas, Recanto da Morungava, Cerro Azul, Granada, Vila Rica, Itatiaia, Jardim do Cedro, Padre Réus, Xará, Sagrada Família, Barro Vermelho, Santa Tecla e Neópolis. Segundo a Prefeitura de Gravataí, o serviço será normalizado quando haja acesso às vias, com níveis de água mais baixos.

Em caso de urgência ou emergência, os gravataienses podem ligar para a Guarda Municipal no 153; Corpo de Bombeiros pelo 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 99677-5371.

Impactos em Cachoeirinha

Continua Depois da Publicidade

Em nota divulgada pela Prefeitura de Cachoeirinha na tarde de hoje (30/4), consta que a cidade não teve registros de feridos, óbitos ou desabrigados, porém 35 famílias foram desalojadas devido às fortes chuvas. Houve alagamentos e o transbordamento do Arroio Sapucaia, causando interrupção de vias. A estrada do Nazário foi interditada. Sessenta pessoas foram evacuadas, incluindo cinco no bairro Betânia, devido ao risco de desmoronamento.

A Prefeitura de Cachoeirinha aponta que mais de 100 pessoas deixaram suas casas e foi montado um alojamento temporário na Praça da Juventude para acolhê-las.

Continua Depois da Publicidade

Em caso de emergência, a população de Cachoeirinha pode acionar a Defesa Civil pelo (51) 98034-2664; Corpo de Bombeiros no (51) 3469-7065; e a Guarda Municipal no 153.

*Com informações das Prefeituras de Gravataí e Cachoeirinha e Governo do RS. Foto: Prefeitura de Gravataí

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em torno de 1,2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Gravataí

Em torno de 1,2 mil pessoas foram afetadas pelas…

  A terça-feira (26/9), foi marcada por fortes chuvas, ventos e queda de granizo. Durante o dia, a Prefeitura de Gravataí,…
Semana começa com alerta para chuvas excessivas em Gravataí e região

Semana começa com alerta para chuvas excessivas em Gravataí…

  A chuva que atinge o RS desde a semana passada não dará trégua e deve permanecer no Estado até o…
Após sol e calor, RS tem alerta de temporal

Após sol e calor, RS tem alerta de temporal

  Após um final de semana com clima estável em todo o Rio Grande do Sul, as condições meteorológicas estão prestes…