Há 98 anos, Gravataí ganhava uma das instituições de ensino mais exitosas da região

Há 98 anos, Gravataí ganhava uma das instituições de ensino mais exitosas da região
Continua Depois da Publicidade

 

Nesta terça-feira (6/2), o mais antigo colégio particular de Gravataí celebra 98 anos. O Dom Feliciano, uma das unidades da Rede de Educação e Assistência Social Imaculado Coração de Maria (Rede ICM), recebeu este nome em homenagem ao primeiro bispo do Rio Grande do Sul, nascido em região pertencente ao município na época. Com o tempo, a instituição de ensino fortaleceu seu vínculo com a comunidade e se consolidou como uma das melhores escolas da cidade, especialmente por sua essência inovadora.

Continua Depois da Publicidade

O Dom Feliciano foi pioneiro em vários aspectos e teve êxito, principalmente, ao investir em educação de excelência, ampla estrutura, atendimento humanizado, uso de recursos tecnológicos e ações que envolvem os estudantes em projetos para exercer a cidadania e a solidariedade. A metodologia utilizada pelo colégio visa a formação integral dos alunos. Hoje, a escola atende do Berçário ao Ensino Médio, além de oferecer os cursos Normal Pós-Médio (antigo Magistério) e os técnicos em Química e Enfermagem.

Atualmente, o colégio conta com aproximadamente 2 mil alunos.
Irmã Jane Segaspini

Ao comemorar o aniversário da escola, a diretora, Irmã Jane Segaspini, festeja também as relações de amizade, carinho e respeito construídas entre professores, demais colaboradores, alunos e familiares. “Muitas são as razões que temos para comemorar nossos 98 anos de história. Temos consciência de que somos a melhor escola de Gravataí e municípios vizinhos. Não é qualquer instituição que permanece tantas décadas educando corações e mentes, de forma eficiente e eficaz. Muitas pessoas passaram pelo Colégio Dom Feliciano. São 98 anos transformando sonhos em realidade, através da inovação e do empreendedorismo”, diz.

Continua Depois da Publicidade

O sucesso obtido com a metodologia de ensino, que corrobora para diversas conquistas e realizações dos estudantes, é atribuído à pedagogia de Bárbara Maix. “Tudo isso é fruto da ousadia e coragem de algumas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, nossa Congregação, que, apoiadas por muitos leigos, acreditaram em um projeto maior, sob a inspiração de Bárbara Maix, cujo espírito permanece vivo a cada dia de aula, em nós, Irmãs, nos professores e funcionários, estudantes, pais e mães que dão continuidade a essa história”, comenta a diretora.

Para Irmã Jane, a escola vem deixando marcas profundas nas pessoas devido ao comprometimento de toda a equipe com o trabalho. “Nós somos verdadeiramente apaixonados pela educação, pois sabemos que só ela é capaz de transformar vidas e, consequentemente, transformar a sociedade. Nossas marcas serão sempre moldadas minuciosamente, com a seriedade de quem, há 98 anos, não mede esforços para oferecer o que há de melhor, na vanguarda da educação”, exalta.

Continua Depois da Publicidade

Percepções de quem faz parte dessa história

Professora Claudia

Cerca de um mês após o aniversário da escola, a professora Claudia Cecconello Fagundes terá outro motivo para comemorar: ela completará 36 anos como alfabetizadora do colégio. É uma das docentes com mais tempo de trabalho na instituição, a qual sempre admirou.

Continua Depois da Publicidade

“O Dom Feliciano se destaca pela sua história de compromisso com a excelência acadêmica, valores éticos e formação integral dos alunos, à luz dos ensinamentos de Bárbara Maix. Ao longo dos anos tem desempenhado um papel significativo na comunidade escolar, cultivando laços profundos e duradouros com a população, estabelecendo-se como um ponto de referência não apenas para a educação, mas também para o crescimento cultural e social da região”, afirma a educadora.

 

Claudia considera a missão de alfabetizar gratificante e desafiadora. Sente-se privilegiada por contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da comunidade escolar. Relata com orgulho como é sua rotina como professora, que permite “acompanhar os estudantes em suas primeiras jornadas de aprendizado, além de ajudá-los a trilhar o fascinante mundo da leitura e da escrita”.

Continua Depois da Publicidade

Em mais de três décadas e meia de trabalho no Colégio Dom Feliciano, a docente vem colecionando boas memórias. “Testemunhar o progresso das crianças desde os primeiros passos na alfabetização até alcançarem importantes marcos educacionais. Ver um estudante superar dificuldades, desenvolver confiança em suas habilidades e alcançar o sucesso, é extremamente gratificante. Ver meus antigos alunos retornando à escola como pais, confiando em mim para educar a próxima geração de suas famílias, é uma honra que enche meu coração de alegria e gratidão”, salienta.

Entre tantos momentos especiais vivenciados na escola, Claudia recorda também do ingresso de seus filhos, Lucas e Pedro, como estudantes. “Relembrar o momento em que meus próprios filhos deram seus primeiros passos no Colégio Dom Feliciano, onde eu dedicava minha paixão pela educação, é como reviver um desfile de alegria e orgulho. Ver meus pequenos, com suas mochilas enormes, rostos radiantes de expectativa, entrando na mesma escola onde eu passei tantos anos ensinando, foi uma emoção indescritível”, conta. Lucas tem 19 anos e concluiu o Ensino Médio no ano passado. Pedro, de 13 anos, cursa o nono ano.

Professora Carla

Outro relato que demonstra a representatividade do Colégio Dom Feliciano para a comunidade escolar é o de Carla Cardoso Fonseca. Hoje professora e coordenadora pedagógica, ela foi também aluna, tendo ingressado ainda nos anos iniciais na instituição. “Lembro-me de cada passo: do encantamento com a escola grande, da amorosidade dos professores, das visitas ao laboratório de Ciências, das primeiras experiências mexendo em um computador. Tudo era como um sonho: o Dom Feliciano ia se abrindo para mim como as grandes portas de um mundo novo”, descreve.

Continua Depois da Publicidade

O caminho como estudante trouxe para Carla muitos aprendizados e realizações. Além do conhecimento adquirido, fez muitos amigos, aprendeu a ser líder e responsável. Foi nesse ambiente, inclusive, que descobriu que queria ser professora, seguindo uma tradição familiar. Como docente, ela tem a oportunidade de viver outras experiências e enxergar nas crianças aquele mesmo olhar de encantamento e vontade de aprender. Sua filha, Aurora Fonseca Ferreira, também estuda na instituição, o que é motivo de muita alegria. A admiração e respeito pelo legado da escola se fortalecem com o tempo.

“O Colégio Dom Feliciano mistura-se harmoniosamente à história de Gravataí. A escola tem um papel fundamental na construção deste povo e de nossa história. É impossível desvincular o Dom Feliciano de Gravataí: ele nasceu aqui, cresceu aqui e dá frutos aqui. Hoje, inclusive, volta-se aos bebês, com a abertura de um berçário inovador e revolucionário. O Dom Feliciano é berço da tradição e da inovação. É muito difícil encontrar uma instituição centenária que consiga trabalhar fortemente na manutenção da tradição e no celeiro da inovação. E nós conseguimos!”, celebra a coordenadora pedagógica.

Rumo ao centenário

A cada ciclo que se completa, o Colégio Dom Feliciano renova sua missão. Neste aniversário não é diferente. Em dois anos, a escola vai celebrar o centenário, mantendo-se uma instituição que coloca tradição e inovação lado a lado, o que é um de seus maiores diferenciais.

“Daremos continuidade a um projeto sólido, que não se contenta com os resultados alcançados, mas busca sempre mais. Estamos sempre inteiramente empenhados em oferecer aos professores um elevado padrão de qualidade, aprendizagem colaborativa e socioemocional e metodologia baseada em projetos. Orientaremos nossos estudantes a desenvolver um verdadeiro amor pelo aprendizado e buscar a sua melhor versão, mantendo a família como uma forte aliada nesse processo. Nosso olhar será sempre individualizado, buscando o aperfeiçoamento das potencialidades da pessoa. Além disso, oferecemos todas as condições e ferramentas do mais alto nível para uma experiência educacional sem precedentes”, garante Irmã Jane.

Direção, equipe docente e funcionários da escola.

Volta às aulas

A partir de 21 de fevereiro, o Dom Feliciano, que tem 2 mil alunos, inicia as aulas, retomando a programação em etapas. Neste dia, a escola receberá alunos do 6º ao 9º ano, além das turmas de Ensino Médio e dos Cursos Profissionalizantes. No dia 22 será a vez dos estudantes do 2º ao 5º ano começarem as atividades. As turminhas de 1º ano serão recepcionadas em 23 de fevereiro. O início das aulas para a Educação Infantil acontecerá no dia 26.

Se por parte dos alunos há muitas expectativas, pelos educadores também. “Que este novo ano letivo seja repleto de aprendizado, descobertas e conquistas para nossos alunos. Desejamos uma parceria sólida com as famílias, construindo juntos um ambiente propício ao crescimento e sucesso acadêmico. Que cada desafio seja encarado com determinação e que as vitórias sejam celebradas em conjunto, fortalecendo os laços que nos unem como comunidade educacional”, almeja a diretora.

Pais participam ativamente das atividades com as crianças.

Fotos: Divulgação/Colégio Dom Feliciano

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em pesquisa, escola de Gravataí é considerada uma das cinco marcas preferidas de lideranças do RS

Em pesquisa, escola de Gravataí é considerada uma das…

  Na manhã desta terça-feira (12/3), o Jornal do Comércio promoveu, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, o evento “Marcas…
Intercâmbios oportunizam a estudantes de Gravataí fluência no Inglês e vivência multicultural

Intercâmbios oportunizam a estudantes de Gravataí fluência no Inglês…

  O Colégio Dom Feliciano é pioneiro em Gravataí na realização de intercâmbios com grupos exclusivamente formados pela instituição. Há dez…
Em 2024, Colégio Dom Feliciano apresentará um novo conceito à Educação Infantil em Gravataí

Em 2024, Colégio Dom Feliciano apresentará um novo conceito…

  Uma escola que tem tradição e, ao mesmo tempo, é inovadora; valoriza e preserva a história, mas também investe em…