Em 2024, Colégio Dom Feliciano apresentará um novo conceito à Educação Infantil em Gravataí

Em 2024, Colégio Dom Feliciano apresentará um novo conceito à Educação Infantil em Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Uma escola que tem tradição e, ao mesmo tempo, é inovadora; valoriza e preserva a história, mas também investe em tecnologia e se adapta às mudanças para garantir educação de qualidade aos alunos. E, em meio a estes dois cenários, desenvolve trabalhos baseados na espiritualidade, pois é uma instituição vinculada à Rede Imaculado Coração de Maria (ICM). Assim é o Colégio Dom Feliciano na descrição de Irmã Jane Segaspini, que completou recentemente 25 anos de gestão.

Continua Depois da Publicidade

A diretora da escola privada mais lembrada pelos gravataienses, nos últimos anos, no Prêmio Marcas & Líderes, fala com entusiasmo de como o Dom Feliciano se mantém como uma referência em ensino há mais de nove décadas. Além disso, sente-se muito feliz com o reconhecimento da comunidade escolar perante sua liderança. No mês passado, em virtude da celebração de 25 anos na direção, Irmã Jane recebeu várias homenagens.

“No entanto, o que mais me orgulha, nessa trajetória, não são as construções, mas as pessoas e gestores que ajudei a formar”, argumenta ao relatar que o trabalho tem sido bem-sucedido devido ao empenho dos mais de 160 professores e demais colaboradores, que compreendem a proposta pedagógica e são comprometidos com os valores do Colégio.

Continua Depois da Publicidade

Pioneira em diversos quesitos no município, a unidade da Rede ICM apresentará, mais uma vez, um projeto inovador. No próximo ano, o Dom Feliciano vai ampliar o atendimento na Educação Infantil, com vagas para bebês a partir de três meses de idade. As crianças até quatro anos serão atendidas no prédio novo, que está sendo construído entre a Avenida José Loureiro da Silva e a Rua Nossa Senhora dos Anjos. A obra, que começou em janeiro deste ano, tem previsão de término para o primeiro semestre de 2024.

Projeto inovador

Continua Depois da Publicidade

Conforme Irmã Jane, no início do ano, os alunos nessa faixa etária serão atendidos nas atuais dependências da Educação Infantil e, após a inauguração do prédio 3, migrarão para o novo espaço, que possuirá ampla e moderna estrutura para receber mais de 200 crianças. Serão 12 salas, refeitório, solário, entre outros ambientes. A diretora destaca que a ludicidade dos espaços será um dos grandes diferenciais do projeto. Os ambientes foram projetados com base no conceito de “minicidade”.

A coordenadora geral da Educação Infantil, Daniela Souza da Veiga, explica que a cidade em miniatura (incluirá cenários como casa, escola, pet shop, entre outros) contribuirá para diversas aprendizagens. A criança poderá compreender, por exemplo, seu papel na sociedade, se adaptar à convivência e, com isso, respeitar a opinião dos outros.

Continua Depois da Publicidade

“Nesse projeto, as crianças vão experienciar múltiplas vivências reais e simbólicas, que vão fazer todo o sentido para o protagonismo da infância. Elas vão vivenciar cenas do cotidiano, terão reflexões sobre a função de cada um nesse espaço coletivo, haverá a questão de tomada de decisões, poderão aprender sobre a importância de todos na comunidade”, aponta a educadora.

A escola trará inovações ao ensino infantil, porém manterá a proposta pedagógica alicerçada no cuidar, educar e brincar. “O nosso trabalho visa o desenvolvimento das diversas linguagens através do brincar. Nossas propostas pedagógicas que compõem a grade curricular da Educação Infantil têm como eixos norteadores as brincadeiras e interações, respeitando sempre a realidade e individualidade de cada criança”, afirma Daniela.

Continua Depois da Publicidade

Atendimento diferenciado

A expansão na área infantil da escola também beneficiará os pais que precisam deixar os filhos sob cuidados por mais tempo, devido à rotina e horários. Os pequenos ficarão no Colégio das 7h às 19h, período no qual receberão todas as refeições do dia, do café ao jantar. Toda a alimentação terá acompanhamento nutricional e seguirá orientações do pediatra do aluno.

A Educação Infantil funcionará o ano inteiro, ou seja, não haverá recesso como nos demais níveis de ensino. Outro diferencial ressaltado por Irmã Jane é a qualificação dos professores. Todos os titulares têm pós-graduação. Além disso, a equipe contará com formação complementar em primeiros socorros e técnicos de enfermagem. O prédio também terá segurança em tempo integral e acesso exclusivo para a Educação Infantil, o que facilitará na entrada e saída das crianças.

Continua Depois da Publicidade

Novidades nos demais níveis de ensino

Além da inauguração do prédio 3 para a Educação Infantil, o Dom Feliciano apresentará novidades para os demais níveis de ensino, em 2024. Entre elas, destaque para uma reforma no pátio, que receberá cobertura nova, continuidade da parceria com o Radar Sports e a utilização de novas plataformas de aprendizagem.

No caso do convênio com o complexo esportivo, a proposta é oferecer aos estudantes contato com modalidades esportivas não praticadas dentro das instalações do Colégio, tais como beach tennis, padel e futevôlei. Uma vez por mês, as turmas têm aulas de Educação Física no Radar.

O uso de recursos digitais já faz parte do cotidiano escolar, porém o Colégio procura atualizar regularmente as parcerias com as melhores empresas do mercado, no âmbito de soluções tecnológicas para a educação das crianças e jovens. Nesse sentido, um novo trabalho começará a ser desenvolvido com estudantes do ensino fundamental, por meio da Codifica, que auxilia instituições na educação tecnológica. Fará parte da grade curricular aprendizagens sobre inteligência artificial, sobretudo programação.

De acordo com a coordenadora pedagógica e do Programa Bilíngue, Carla Cardoso Fonseca, vão permanecer também as atividades com outras plataformas que têm beneficiado a aprendizagem dos alunos, como, por exemplo, a Elefante Letrado, que funciona como uma biblioteca virtual, e a Matific, que utiliza jogos online como recursos para o ensino da Matemática.

Saiba mais sobre a metodologia da escola

Para conhecer melhor a metodologia de ensino do Colégio Dom Feliciano e se informar sobre as matrículas, acesse o site ou se dirija diretamente à escola, na Av. José Loureiro da Silva, 655. O telefone para contato é (51) 3488-1400.

*Imagens ilustrativas

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em pesquisa, escola de Gravataí é considerada uma das cinco marcas preferidas de lideranças do RS

Em pesquisa, escola de Gravataí é considerada uma das…

  Na manhã desta terça-feira (12/3), o Jornal do Comércio promoveu, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, o evento “Marcas…
Há 98 anos, Gravataí ganhava uma das instituições de ensino mais exitosas da região

Há 98 anos, Gravataí ganhava uma das instituições de…

  Nesta terça-feira (6/2), o mais antigo colégio particular de Gravataí celebra 98 anos. O Dom Feliciano, uma das unidades da…
Intercâmbios oportunizam a estudantes de Gravataí fluência no Inglês e vivência multicultural

Intercâmbios oportunizam a estudantes de Gravataí fluência no Inglês…

  O Colégio Dom Feliciano é pioneiro em Gravataí na realização de intercâmbios com grupos exclusivamente formados pela instituição. Há dez…