Há 71 anos, queda e explosão de avião entre Sapucaia e Gravataí matou todos os passageiros

Há 71 anos, queda e explosão de avião entre Sapucaia e Gravataí matou todos os passageiros
Continua Depois da Publicidade
Panair do Brasil foi inaugurada em 1946.

Foi há exatos 71 anos que os moradores dos arredores do Morro do Chapéu, na divisa de Gravataí com Sapucaia, presenciaram um ensurdecedor estrondo, e em seguida uma única explosão, tornando o fatídico dia 28 de julho a data da maior tragédia da aviação já registrada na América do Sul, até então.

Continua Depois da Publicidade

A Copa do Mundo daquele ano, 1950, disputada no Brasil e foi vencida pelo Uruguai, ainda tinha reflexos na economia local. Já que muitos dos turistas que vieram ao país para acompanhar os jogos permaneceram em hotéis ou viajaram para as mais diversas cidades do país.

O tráfego aéreo seguiu nos mesmos moldes, aumentando os horários de voos devido às andanças dos estrangeiros. Um dos aviões que manteve rotas frequentes durante estes dias era o Lockheed Constellation. O modelo havia sido fabricado cinco anos antes e pertencia a uma companhia norte-americana, mas foi enviado diretamente a sua subsidiária, a Panair do Brasil. 

Continua Depois da Publicidade

O primeiro voo do gigante metálico, de design arrojado, foi em outubro de 46, entre o Rio de Janeiro e Roma, com escalas em Recife, Dakar e Lisboa. Após isso, passou a ser utilizado nos chamados voos domésticos, em território nacional. Com capacidade total de mais de 50 pessoas, o avião logo passou a fazer uma rota fixa de viagens, saindo sempre do Aeroporto do Galeão.

A última viagem 

Com pouco mais de seis horas de atraso, devido à falha em um dos motores da aeronave, que precisou ser substituído, o comandante Eduardo Martins de Oliveira apontou, às 15h47, o avião Panair do Brasil 099 – PP-PCG, na pista do Galeão. A previsão de chegada, na então chamada Base Aérea de Gravataí (hoje Canoas), era às 18h40. 

Continua Depois da Publicidade

Boletins meteorológicos assinalavam que uma frente fria estagnada entre Porto Alegre e Florianópolis vinha causando turbulências nos voos da rota, além de uma chuva leve que caia no eixo sul do país. Por volta das 18h45, o Constellation da Panair se preparava para o pouso na Base Aérea quando precisou arremeter. 

Em uma segunda tentativa, o voo, com 44 passageiros e seis tripulantes, tentara novamente uma aproximação, mas as condições climáticas eram desfavoráveis no momento. O gigante teve uma nova arremetida e perdeu o contato com a torre. Em seguida, o piloto traçou a mesma rota para tentar uma terceira vez o pouso na Base, quando por volta das 19h25, o avião passou rasante pelos arredores de Sapucaia e Gravataí, colidindo contra o Morro do Chapéu. Em milésimos, a explosão formou uma grande nuvem de fumaça e um cenário catastrófico, ainda vivo na memória dos moradores. 

Continua Depois da Publicidade
Uma das únicas fotos do local do acidente, divulgada em 2017 pela Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/Divulgação

Corpos no morro

Foi como se o sol tivesse retornado daquele dia que já havia ido. O intenso incêndio após a explosão do avião deixava tudo muito claro naquela noite. Porém, a chegada até o local dos destroços demorou, já que além do fogo que se alastrava pela vegetação do morro, a área era de difícil acesso. Bombeiros de todas as regiões, socorristas e até mesmo moradores realizaram incursões até chegar na clareira. 

No local, estavam 51 corpos, muitos deles mutilados ou carbonizados. Buscas ainda foram realizadas, mas sem sucesso. Foram dias de corpos retirados de baixo de destroços, até serem levados para a planície com o auxílio de juntas de bois, cedidas por estancieiros da região. 

Continua Depois da Publicidade

Candidato a governador do Rio Grande do Sul, Joaquim Pedro Salgado Filho, aos 62 anos, recebeu a notícia da queda do avião, mas ficou incrédulo. Por falta de lugar, ele não conseguiu embarcar no voo Panair que cairia no RS. 

No entanto, o destino de Joaquim era a morte. Dois dias depois, 30 de julho, ele embarcou no bimotor Lockheed L-18 Lodestar de prefixo PP-SAA, que chocou-se com o morro Cerro dos Cortelini no Rincão dos Dornelles, segundo distrito de São Francisco de Assis. Em dois dias os gaúchos eram enlutados por dois desastres aéreos.

*Não se tem informações da conclusão de investigação da aeronáutica sobre as circunstâncias que levaram os dois aviões a colidirem. 

Continua Depois da Publicidade

Lista dos passageiros:

Guarany Frota 14 anos

Maria Antonieta Frota 40 anos

Rosa Yara Frota 18 anos

José Carlos Berta 38 anos

Julia Blessmann Berta 12 anos

João Rocha Fernandes 47 anos

Carmem Rothfuchs Fernandes 40 anos

Carmem Silvia Fernandes 18 anos

Mara Helena Fernandes 14 anos

Iliana Amália Fernandes 13 anos

Maurício Zaducliver 46 anos

Luiza Zaducliver 42 anos

Yeda Zaducliver 15 anosJosé Luiz Blessamann Berta 12 anos

Ilse Krause Dietrich 34 anos

Yara Krause Diedrich 9 anos

Yone Krause Diedrich 5 anos

Thucidides Lopes 43 anos

Teodora Lopes 34 anos

Balduino D’Arrigo 31 anos

Cecy D’Arrigo 26 anos

Coracy Prates da Veiga 39 anos

Alice Veiga 32 anos

Pedro Gay 61 anos

Maria Gay 56 anos

Edmundo Pereira Paiva 64 anos

Valentina Pereira Paiva 62 anos

Manoel Maltz 58 anos

Zenir Aita 29 anos

Adília Passos da Cunha 34 anos

Valdomiro Graeff 25 anos

José Maia Filho 37 anos

Brasiliano de Moraes 37 anos

Ligia Dorneles Franciosi 31 anos

Otávio José da Silveira 43 anos

Vitória Fabret 35 anos

Shirley Tavares 12 anos

Ítalo Vitório Nocchi 21 anos

Silvia Giacconi 35 anos

Irma Valiera 45 anos

Francisco Buny 45 anos

Sady Maysonave 40 anos

Iver Taachl 20 anos

Ralph Monthley 48 anos

Tripulantes

Eduardo Henrique Martins de Oliveira – comandante

Domenico Sávio Girlanda – co-piloto

Alonso Tavares de Araújo – mecânico

Alfredo Fernandes Soares – mecânico

Paulo Figueiredo de Ramos – rádio telegrafista

Derose Viote Pinheiro – comissária de bordo

Maria Helena Murray Ribas – comissária de bordo

Correio do Povo repercutia a tragédia da aviação.
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

ERS-118 sofrerá bloqueios a partir desta quarta-feira

ERS-118 sofrerá bloqueios a partir desta quarta-feira

  O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informa que realizará bloqueios no km 2,5 da ERS-118, em Sapucaia do…
Siloé Movement de Gravataí promove viagem missionária para o Uruguai

Siloé Movement de Gravataí promove viagem missionária para o…

Com o objetivo de proporcionar uma transformação social através de ações voluntárias e evangelísticas, o Siloé Movement, de Gravataí, fará uma…
Gravataí Shopping vai promover ponto para a troca de figurinhas da Copa do Mundo

Gravataí Shopping vai promover ponto para a troca de…

O clima de Copa do Mundo já está movimentando o público apaixonado por futebol para completar o tradicional álbum de figurinhas…